Projeção de gastos prevê maiores com as compras de final de ano em 2023
O Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL Cuiabá), projeta que ano deve fechar com o melhor Natal dos últimos cinco anos, tanto em fluxo de pessoas nas lojas, quanto em faturamento.
Conforme o superintendente da CDL Cuiabá e responsável pelo núcleo, Fábio Granja, após analisar todos os dados apresentados pela pesquisa realizada pela entidade, ficou constatado que a expectativa de vendas terá alta próxima a 14,86%, descontada a inflação de 2023, e quando comparada com o mesmo período do ano passado.
De acordo com a pesquisa, 79,6% dos entrevistados pretendem realizar compras para este período.
Para 34,6% dos entrevistados, o gasto médio nos presentes será maior do que em 2022. Nesse ano o valor médio dos gastos com presentes será de R$ 1.252,59.
Sobre o planejamento para comprar, até a virada do mês (novembro para dezembro) 72,9% dos entrevistados ainda não tinham começado a pesquisar seus presentes e sobre quando pretendem comprar, 73,2% pretendem na semana do Natal, somente 25,1% comprarão antes da última semana da principal data do varejo brasileiro.
A pesquisa que contou com a participação de 407 pessoas de todo o Estado. Os dados coletados no período de 26 de outubro a 09 de novembro com 60,7% homens e 39,3% mulheres, que tem em média 40 anos e 53% tendo o ensino médio e renda de R$ 6.672,81.
Premiação
Mais de 5 mil empresas participantes, devidamente legalizadas, aderiram à iniciativa. E assim evidenciam o engajamento do setor comercial, de serviços e turismo local na promoção de um Natal inesquecível para os consumidores.
O ponto alto da Campanha Natal Premiado CDL é o sorteio que contará com participação de aproximadamente 1 milhão de consumidores participantes. Potanto, o sorteio ocorre no dia 12 de janeiro. Àqueles que aderirem à campanha terão a chance de concorrer a uma variedade de prêmios, incluindo carros, motos, caminhões de prêmios e vales-compras.
Já para o presidente da FCDL/MT, David Pintor, a Campanha Natal Premiado CDL não apenas visa beneficiar o comércio. “Mas também busca criar um ambiente favorável ao crescimento sustentável, estimulando o consumo responsável e fortalecendo a economia local”, disse.