Centro Cultural foi compromisso do prefeito Kalil Baracat e da primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat
O Distrito de Limpo Grande ganhou um Centro Cultural que visa devolver oportunidade ao trabalho de tear das artesãs. A história das redes se confunde com a própria história do Distrito de Limpo Grande e de Várzea Grande e são chamadas de cuiabanas. Aliás, na época que ganharam notoriedade, Várzea Grande ainda era um distrito da Capital de Mato Grosso.
O prefeito Kalil Baracat e a primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, além do secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, inauguraram as obras do Centro Cultural Neide Clemente Lemes no distrito do Limpo Grande. A entrega do centro faz parte da comemoração pelo aniversário dos 156 anos de Várzea Grande.
O prefeito destacou que, com a criação da associação, as redeiras do Limpo Grande, receberam incentivo da primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat. Assim, possibilitou que as artesãs tivessem apoio para participação de feiras importantes dentro e fora do estado de Mato Grosso para a divulgação dos seus trabalhos.
Ele sinalizou que o espaço vai ser fomentado pela Associação das Redeiras de Limpo Grande – TeceArte em conjunto com a Prefeitura de Várzea Grande para realizar eventos que levem as pessoas até o Limpo Grande. Assim, irão difundir a melhor maneira que existe toda as informações e valores deste pessoal secular que produz arte, produz riqueza, produz cultura, produz história para a eternidade e para todas as gerações.
Centro Cultural
Fidelis disse ainda que, com ações efetivas da administração, o resgate da cultura tradicional de Várzea Grande pôde florescer e hoje é uma realidade no município.
O evento contou com a presença Maria Lígia Borges Garcia, ex-primeira-dama, esposa do ex-governador de Mato Grosso Garcia Neto (1974/1978). Com a experiência dos seus 95 anos, elogiou a iniciativa pela inauguração da Casa de Sarita, da construção do Centro Cultural. Assim como a valorização do artesanato centenário do Limpo Grande.
Jilaine Maria da Silva, presidente da TeceArte, Associação das Redeira do Limpo Grande, parabenizou o prefeito Kalil Baracat. E sua equipe pela realização do sonho da comunidade local que era um espaço como aquele do Centro Cultural.
A presidente da TeceArte destacou também a grande conquista que foi a assinatura das peças produzidas pela Associação. Ou seja, ela certifica a origem, agregando mais valor às obras.
Durante a visita ao Centro Cultural, o prefeito Kalil Baracat e a primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, contemplaram a pintura ao vivo de um painel do artista plástico Ozires Paulo, bem como o tear sendo executado por artesãs do Limpo Grande.