Você está visualizando atualmente Várzea Grande se torna Centro de Referência Paralímpico de MT
Termo foi assinado entre o Governo e Comitê Paralímpico Brasileiro que torna Várzea Grande, Centro de Referência Paralímpico de MT

Várzea Grande se torna Centro de Referência Paralímpico de MT

Governo do Estado de Mato Grosso e Comitê Paralímpico Brasileiro assinam acordo que torna Várzea Grande, Centro de Referência Paralímpico de MT

Várzea Grande agora é Centro de Referência Paralímpico no Estado de Mato Grosso. Um acordo de cooperação foi assinado na tarde desta terça-feira (7), entre a Prefeitura de Várzea Grande, o Comitê Paralímpico Brasileiro e o Governo do Estado de Mato Grosso.

Contudo com o acordo, o Ginásio Poliesportivo “Júlio Domingos de Campos” (Fiotão), no centro de Várzea Grande, passa a ser sede desse Centro de Referência Paralímpico. Dessa forma, formará professores nas modalidades paralímpicas e principalmente a prática esportiva de lazer e de alto rendimento. Já estão disponíveis sete modalidades para deficientes físicos, com objetivo final na formação atletas de elite.

“Objetivo é promover a cooperação técnica e o intercâmbio de informações, experiências e tecnologias, para a efetiva inclusão da pessoa com deficiência através da atividade física e esportiva. Seremos referência para outros municípios que quiserem aprender, formar professores e produzir atletas”, declarou o prefeito Kalil Baracat, ao assinar o acordo.

Do mesmo modo, o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves, detalhou a participação de cada integrante na parceria. “O Comitê Paralímpico Brasileiro terá a responsabilidade de fornecer os materiais e preparar os professores. A Prefeitura de Várzea Grande fornecerá os espaços e os professores. Enquanto que o Governo do Estado, fará o repasse de recursos, que neste primeiro momento será de pouco mais de quinhentos mil reais para a compra de um ônibus que fará o transporte desses alunos deficientes da sua residência até o local de treinamento”, informou.

Centro de referência

O Chefe do Executivo Municipal ainda pontuou que praticou esportes na adolescência e sabe da importância para a saúde, interação social e formação humana. “Joguei handebol, futebol de salão, futebol de campo, período que fiz grandes amigos para a vida toda. A atividade física é importante, pois ajuda na saúde, na formação do ser humano e dentro de casa com disciplina..

De acordo com David Farias Costa, diretor técnico, esclareceu Várzea Grande já está apta a formar professores através de cursos gratuitos para profissionais de educação física.

Silvio Fidelis, secretário municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, lembrou em seu discurso, que inicialmente Várzea Grande sediou o festival paralímpico. Ou seja, a participação ocorreu no ginásio do Fiotão, ao menos 150 atletas e crianças com deficiências e o município já oferece serviço especializado à este público.

O vereador Ícaro Reveles parabenizou em nome dos demais vereadores o Poder Executivo. E, por fim, o superintendente de Esportes, Jadir Pereira, lembra que as inscrições para a prática e formação esportiva de crianças e jovens deficientes já estão abertas.