Agressão de Will Smith em Chris Rock roubou a cena na cerimônia do Oscar 2022
Indicado ao Oscar de Melhor Ator por King Richard, o ator Will Smith protagonizou um momento, no mínimo, inusitado durante a cerimônia de premiação do Oscar neste domingo. O ator se estranhou com o comediante Chris Rock, que estava no palco como um dos apresentadores. Rock fez piada com o visual de Jada Pinkett Smith, esposa de Will. O ator então levantou da cadeira, subiu ao palco e acertou um tapa na cara do humorista.
Um dos momentos mais emocionantes da noite veio na entrega de Melhor Ator Coadjuvante. O prêmio ficou para Troy Kotsur, de No Ritmo do Coração. O ator foi o primeiro homem surdo a ser indicado e vencer uma estatueta de atuação. Kotsur recebeu o prêmio das mãos da atriz sul-coreana Youn Yuh-jung, e emocionou com discurso em língua de sinais, o equivalente a Libras no Brasil.
No Ritmo do Coração, aliás, levou o principal prêmio da noite, Melhor Filme. O filme superou a concorrência dos então favoritos Belfast e Ataque dos Cães, e foi uma das surpresas da noite. Para Melhor Direção, a estatueta foi para Jane Campion, diretora de Ataque dos Cães. Ela se tornou a terceira mulher a vencer essa categoria na história da Academia.
Na premiação de Melhor Atriz, a estatueta foi para Jessica Chastain, por seu papel em Os Olhos de Tammy Faye. Chastain já estava entre as mais cotadas para levar o prêmio, mas superou uma concorrência pesada, que contava com nomes fortes: Olivia Colman, Penélope Cruz, Nicole Kidman e Kristen Stewart.
Já na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, a performance de Ariana DeBose em Amor, Sublime Amor lhe rendeu o prêmio. Concorrendo na mesma categoria, haviam as atrizes Jessie Buckley, Judi Dench, Kirsten Dunst e Aunjanue Ellis.
Will Smith dá discurso após polêmica
Após o tapa em Chris Rock, Will Smith voltou aos holofotes pois venceu o prêmio para Melhor Ator. Ele estava indicado pelo papel em King Richard, e conseguiu superar na categoria outros favoritos, como Denzel Washington, Javier Bardem, Andrew Garfield e Benedict Cumberbatch.
Havia expectativa que, em seu discurso, Will Smith falasse do incidente de momentos antes, e o ator, emocionado, não citou o episódio especificamente, mas se justificou e agradeceu o prêmio. “A vida imita a arte. Eu pareço ser um pai maluco, assim como julgaram Richard Williams. Mas nós fazemos loucuras por amor”, disse.
Ele completou dizendo que “somos obrigados a ser desrespeitados e fingir que está tudo bem.” Ele ainda pediu perdão aos membros da Academia e brincou: “Espero que nos convidem novamente.”