No momento, você está visualizando Cidade terá programação especial na Semana da Consciência Negra
Discussões sobre prevenção do racismo e a participação dos negros na história da sociedade acontecem na Semana da Consciência Negra

Cidade terá programação especial na Semana da Consciência Negra

Discussões sobre prevenção do racismo e a participação dos negros na história da sociedade acontecem a partir da noite até o Dia da Consciência Negra

Comemorado dia 20 de novembro, com a escolha da Miss e Míster Beleza Negra 2023, vale ressaltar que em virtude da contribuição dos povos africanos, em Mato Grosso será feriado na segunda-feira (20).

A iniciativa de discutir a situação dos afrodescendentes na sociedade atual partiu do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura que realizam de 16 a 20 de novembro a I Semana Municipal de Consciência Negra Tereza de Benguela.

Durante todo o dia desta quinta e sexta-feira (16 e 17), acontece a Exposição Fotográfica Kindezi, na Associação de Moradores do Jardim Atlântico. O espaço recebe estudantes das 8h às 17 horas. Na segunda-feira (20), a exposição estará disponível para visitação durante todo dia, na Praça da Vila Operária.

Programação

Na noite desta quinta (16), às 19 horas, aconteceu a palestra “Racismo e seus efeitos na educação e nas comunidades tradicionais de terreiro”, com o Bàbálorixá Adriano Garcia, o professor e mestre Francisco Otávio Araújo dos Santos e a professora doutora Priscila Scudder.

Enquanto que na sexta-feira (17), a discussão são os temas afrodescendentes na educação, com a palestra “Lei nº 11.645/2008. Isto é, a urgência do letramento racial e do antirracismo na educação”, com a professora mestre Francyslene Pereira Neves. Além do professor doutor Antutérpio Dias Pereira e professor Marcelo Alves Terena Coguiepa, a partir das 19 horas no auditório da Prefeitura.

No sábado (18), acontece a passeata “Ato de Resistência Contra Intolerância Religiosa”, com integrantes das religiões de matrizes africanas. Com saída na Praça dos Carreiros, às 16 horas além do encerramento com Roda de Samba, às 18 horas, no Casario. O ato é aberto a todos que queiram participar.

Na segunda-feira, dia em que se comemora a Consciência Negra, feriado em Mato Grosso, as atividades alusivas à data começam pela manhã. Assim, terá Roda de Conversa e Exposição fotográfica, na Praça da Vila Operária. Mas as comemorações no local se estendem até à noite, com a realização da escolha do Miss e Míster Beleza Negra, a partir das 19 horas.