No momento, você está visualizando Projeto “Cine com Pipoca” na Rede Municipal de Várzea Grande
Confira a programação do ‘Cine com Pipoca’ nas escolas municipais, o projeto é uma parceria da Smecel com o Instituto Ibitiraty

Projeto “Cine com Pipoca” na Rede Municipal de Várzea Grande

Projeto contempla alunos da rede pública

Alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande estão sendo contempladas com o Projeto “Cine com Pipoca”. O projeto tem como apresentação principal os vídeos da Turminha Dos Heróis Da Natureza – Tuiuiú-Man e Capivara Boy. O “Cine com Pipoca” teve início nesta semana, na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Nair de Oliveira Correa, no bairro Mapim.

De acordo com a superintendente Pedagógica da Smecel, Luz Marina Coelho, o projeto “Cine com Pipoca”, promove as sessões de cinema para alunos. E ainda mais com apresentações nos períodos matutino e vespertinos em 10 escolas da Rede Municipal. O projeto é uma parceria da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) com o Instituto Ibitiraty.

“Estamos montando estruturas de cinema (com painel de LED e som digital). E durante as sessões serão oferecidos pipoca e picolé gratuitamente para as crianças e adultos presentes, atendendo as exigências sanitárias. Assim como tomando todos os cuidados e precaução conforme os protocolos de saúde”, pontuou.

O projeto ajuda a despertar o interesse pela preservação da natureza, sobretudo do Pantanal

A coordenadora pedagógica, Marli de Jesus Arruda e o representante do Instituto Ibitiraty, Flávio Tompson, destacaram detalhes das apresentações. Isso aconteceu durante a sessão realizada na escola Nair de Oliveira sobre os personagens da Turminha dos Heróis da Natureza. Pois eles foram criados pelo ilustrador, artista plástico e escritor, Marco Antonio Raimundo, 100% mato-grossenses. E, além disso foram elaborados em parceria com o Instituto Ibitiraty. A finalidade é de trazer cultura, entretenimento e interação social às crianças, de forma acessível, colocando em prática uma proposta construtiva.

Além da pipoca e picolés, após a apresentação da sessão de cinema, os alunos participantes recebem uma revista ilustrada. Criada e produzida em Mato Grosso pela Editora Sênior. Ela é detentora dos direitos autorais da Turminha dos Heróis da Natureza.

Para a diretora da escola, professora Edezia Amorim, o projeto movimentou os alunos neste início de ano letivo. Portanto, vai contribuir para que as crianças possam aumentar o interesse nas questões ambientais. Bem como, na preservação da natureza sobretudo do Pantanal.

O secretário Silvio Fidelis reforçou, entretanto, a importância das parcerias entre a Smecel com as instituições públicas. Seja nas esferas municipais, estaduais e federais e com as da iniciativa privada. Pois essas parcerias possibilitam promover mais inclusão e mais integração social. Ampliando assim, o conhecimento e a melhoria no aprendizado. “Iniciativas como essa promovem o acesso à cultura. sobretudo, através de atividades que englobam lazer e entretenimento. Além de estimular a autoestima, a interação, a preservação e proteção ambiental, em especial do nosso Pantanal” destacou.

Confira a programação do projeto ‘Cine com Pipoca’ no mês de março, nas escolas municipais de Várzea Grande:

4. Dia 6 (segunda-feira) – EMEB Ana Francisca de Barros (4 a 8 anos) – Às 9h e 15h

5. Dia 7 (terça-feira) – EMEB Vereador Estevão Ferreira da Cunha (4 a 8 anos) – Às 15h

6. Dia 8 (quarta-feira) – CMEI – Jayr Luiza de Campos Untar. (2 a 3 anos) – Às 14:00h

7. Dia 9 (quinta-feira) – EMEB Antônio Gomes da Cruz (4 a 8 anos) – Às 9h e 15h

8. Dia 10 (sexta-feira) – EMEB Juvenília Monteiro de Campos (4 a 8 anos) – Às 9h e 15h

9. Dia 13 (segunda-feira) – EMEB Prof. Antônio Salústio Areias (4 a 8 anos) – Às 9h e 15h

10. Dia 14 (terça-feira) – EMEB Ana Rosa da Silva (4 a 8 anos) – apresentações Às 9h e 15h