A programação inclui uma produção sobre o trabalho da Ong “É o Bicho MT”
No Cine Teatro Cuiabá dois documentários mato-grossenses reportam os incêndios no Pantanal em 2020. Eles serão exibidos nesta terça (30), às 19h30, com entrada gratuita. Em cartaz, estão os curtas “É o Bicho MT” (MT – 2021) e “Renasça Pantanal: videoarte da exposição de Adriano Figueiredo Ferreira” (MT – 2020).
Denominada “Sessão Lei Aldir Blanc em MT”, a iniciativa faz parte do projeto “Encontros com Cinema” do Cine Teatro. A projeção será mediada pela pesquisadora e crítica de cinema Aline Wendpap. E, além disso, terá como convidados o artista plástico Adriano Figueiredo e o cineasta Taiguara Luciano e ativistas da organização não-governamental É o Bicho MT.
A classificação indicativa é de 12 anos, assim, a partir das 19h30, já é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá.
Os curtas
O filme “É o Bicho MT” tem direção de Alessandro Godoy e Maíza Prioli. O documentário tem o mesmo nome da Ong que desenvolveu importante trabalho junto ao Pantanal mato-grossense, no período mais crítico das queimadas de 2020.
O documentário mostra como o Pantanal se transformou de um lugar de vida e exuberância, em um lugar de fogo e tristeza. Isso tudo durante os incêndios daquele ano, quando voluntários reuniram esforços para salvar os animais do fogo e da destruição.
José Luís Cordeiro (Fiocruz), pesquisa a unidade de conservação há 20 anos e faz parte do documentário. Ele é o biólogo da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal. “Todos que respeitam a vida, e em especial o Pantanal, têm uma longa jornada pela frente, no suporte à recuperação da biodiversidade do bioma”, avaliou.
Como as cinzas de incêndios se transformaram em obras de arte”Renasça Pantanal: videoarte da exposição de Adriano Figueiredo Ferreira” tem direção de Taiguara Luciano. O documentário, portanto, faz um registro do performático artista plástico que sempre explora a interface com outras artes. Dessa forma, se utiliza de diferentes materiais para produzir seus trabalhos.
O curta mostra as cinzas de incêndios no Pantanal ao longo da Transpantaneira que então se transformaram em obras de arte. Tudo, no entanto, pelas mãos do artista Adriano Ferreira. O projeto “Renasça Pantanal” retrata o impacto dos incêndios na maior planície alagável do mundo. E, além disso, é um alerta para a importância da conscientização e conservação do Pantanal, bem como, de toda vida que ali habita.