Histórias reais sobre detentas, acontece nos finais de semana de novembro e com entrada gratuita no Cine Teatro Cuiabá
A encenação da peça Bereu, baseada em pesquisas e histórias reais da vida das detentas, mulheres privadas de liberdade de um presídio de Mato Grosso, ocorre neste mês de novembro, no Cine Teatro Cuiabá. Com sessões gratuitas, o espetáculo acontece sempre aos sábados e domingos, às 19h30, para um público de até 80 pessoas por dia.
Sendo assim, a peça é fruto de um projeto da Associação Cultural Cena Onze, e as apresentações deste mês têm recursos da Secel-MT. A agenda de novembro no Cine Teatro Cuiabá inclui sessões nos dias 11, 12, 18, 19, 25 e 26.
Além das apresentações no Cine Teatro Cuiabá, a peça também acontece nos dias 1º e 2 deste mês para as mulheres da Penitenciária Feminina Ana Maria Couto May, em Cuiabá, bem como na Cadeia Pública Feminina de Cáceres. O projeto inclui, três rodas de conversas sobre temas como depressão, ansiedade e suicídio, dentro dos presídios e uma no Cine Teatro Cuiabá.
A peça Bereu se apresenta desde 2019 pela Cia Cena Onze, que desenvolveu o espetáculo após 14 anos de pesquisa e convivência com as mulheres da Penitenciária Feminina Ana Maria Couto May. No local, o grupo realiza oficinas de teatro, dança e figurino. Aliás, Bereu é uma gíria usada nas prisões e significa “bilhete, recado, carta”.
Sinopse
O espetáculo Bereu é resultado das pesquisas de mais de dez anos de convivência com as mulheres do presídio feminino Ana Maria do Couto May. Assim, são realizadas oficinas de teatro, dança e figurino. BEREU é uma gíria usada nas prisões entre as pessoas presas e também com o mundo aqui fora.
Serviço:
O que: Espetáculo Bereu
Datas: Finais de semana de novembro (sábados e domingos)
Horário: 19h30
Entrada: Gratuita
Local: Cine Teatro Cuiabá
Informações: (65) 99227-6215