CineCaos é uma mostra de cinema sem caráter competitivo
Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do CineCaos, desta vez, com os temas ‘Devires’. A mostra não competitiva irá exibir, por meio da plataforma gratuita Darkflix, 50 filmes, sendo 45 curtas-metragens e cinco longas. Para se inscrever, é preciso atender às instruções e preencher o formulário disponível no site da mostra. A iniciativa conta com o apoio da Assembleia Social e a participação é gratuita.
Esta edição do já consolidado CineCaos criou cinco área temáticas, sempre baseadas em devires: Devir-Índio, Devir-Negro, Devir-Mulher, Devir-Animal e Devir-Nômade. O objetivo é dar visibilidade às produções que têm esses grupos socialmente vulneráveis como protagonistas. Devir, para a Filosofia, refere-se ao movimento de mudança, de transformação.
Vale destacar que o CineCaos é uma mostra de filmes dos gêneros horror, fantasia, ficção científica e experimentais, permitindo ainda documentários que então dialoguem com a temática.
As inscrições seguem até o próximo dia 28 e a exibição gratuita dos filmes selecionados será primordialmente entre 1º e 10 de maio deste ano. Compõem a curadoria do CineCaos os críticos de cinema Beatriz Saldanha e Carlos Primati.
Os interessados em participar, além de se inscreverem pelo formulário, devem então disponibilizar os filmes em formato digital, por plataformas que não expiram, como Vimeo, YouTube ou Drive.
Para participar, é necessário que os filmes sejam nacionais e, sobretudo, produzidos a partir de 2020. Serão aceitos curtas-metragens (de até 25 minutos) e ao mesmo tempo longas-metragens.
“Acesse, curta, inscreva seu filme, compartilhe a aventura nesse barco pirata que navega os mares do caos”, convida com entusiasmo a responsável pela iniciativa, Eliete Borges Lopes.
Apoio Cultural
O CineCaos tem apoio da MT Escola de Teatro, da Associação Cultural Cena Onze, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), da Assembleia Social, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), do Visual Virtual, da Arto Galeria e por fim do Cine Teatro Cuiabá. Parceria: Darkflix.
“O Brasil é muito rico em produções de cinema e o que precisamos mesmo é mostrar isso na perspectiva do historicamente oprimido; ou seja, como a mulher, o indígena, a pessoa negra. E é uma alegria incentivar essa produção cultural socialmente engajada”, comentou a diretora da Assembleia Social, unidade da ALMT que também gere o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, Daniella Paula Oliveira.
Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
Telefone: (65) 3313-6876