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Clássico Bugatti Type 51 se prepara para correr a GP Ice Race, a corrida que homenageia Ferdinand Porsche

Clássico de GPs, Bugatti Type 51 ganha nova versão para correr no gelo

Clássico de GPs, a marca francesa Bugatti Type 51 ganha nova versão para correr a GP Ice Race

Um dos últimos carros feitos pela Bugatti para o circuito europeu de GPs, competição da qual descende a Fórmula 1, nos anos 1930, a marca francesa ressuscitou o Type 51 para correr a GP Ice Race, isto é, a corrida no gelo que homenageia Ferdinand Porsche.

Neste ano, devido à explosão da ômicron na Europa Central, o evento não teve espectadores. Disputada anualmente desde 1960, a GP Ice Race acontece no lago Zell, um pequeno lago de água doce (e congelado) nos Alpes austríacos.

Junto com o Type 51, a Bugatti alinhou o Baby II, concebido pela Little Car Company para ser o carro de segurança do evento e baseado no Type 35, o modelo competição mais vencedor da história da Bugatti e campeão mundial de GPs em 1926.

Pintado no tom azul clássico da França, até os anos 60, os carros de corrida traziam as cores nacionais dos países, como o vermelho (Itália) e o cinza (Alemanha) —, o Baby II teve que ser amplamente modificado para se adaptar às condições do inverno.

Entre as mudanças, a instalação de pneus cravejados e luzes de segurança no estilo de safety car. Bem como a pintura de corrida inspirada na década de 30 com o emblema da GP Ice Race. A Bugatti também pintou o #35 na carroceria para homenagear o Type 35.

Bugatti Type 51 com o Bugatti Baby II

Configurações técnicas

Embora não tenha sido tão vitorioso como o Bugatti Type 35, o Type 51 era uma evolução do irmão, pesando em torno de 750 quilos e com velocidade máxima de 230 km/h. Ettore Bugatti construiu o carro com base no famoso Miller 91, que conquistou uma série de vitórias no automobilismo americano no fim dos anos 1920. Aliás, o motor tinha duas configurações, uma de 2,0 litros e outra de 2,3 litros, ambas com supercompressor.

Já a versão renovada do Type 35, o Bugatti Baby II, teve o trem de força original substituída por uma unidade 100% elétrica. Essa versão, no entanto, atinge até 13 cv de potência e velocidade máxima de 70 km/h.

Uma variante de entrada, intitulada Base, possui o mesmo trem de força, mas potência e velocidade máxima são reduzidas — 5,4 cv e 45 km/h, respectivamente.

Fonte: Olhardigital