No momento, você está visualizando Cuiabá aposta em ações lúdicas para tornar atendimento infantil mais acolhedor
CMI de Cuiabá faz pintura facial para crianças atendidas. Objetivo é tornar o ambiente mais leve e acolhedor para os pequenos pacientes Foto: PM Cuiabá

Cuiabá aposta em ações lúdicas para tornar atendimento infantil mais acolhedor

CMI de Cuiabá faz pintura facial para crianças atendidas

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou (4) uma ação lúdica de pintura facial no Centro Médico Infantil (CMI), voltada às crianças atendidas na unidade. A iniciativa foi desenvolvida pela equipe multiprofissional e pelo setor de Psicologia do CMI, com o objetivo de tornar o ambiente mais leve, acolhedor para os pequenos pacientes e seus acompanhantes.

A atividade aconteceu na sala multiprofissional e envolveu crianças que aguardavam atendimento e pacientes em observação prolongada. A proposta é transformar o período de espera, muitas vezes marcado por ansiedade e medo, em um momento de distração, alegria e conforto.

“A pintura foi realizada na sala multiprofissional, com atividades em conjunto com a equipe. Participaram tanto crianças que estavam aguardando atendimento quanto uma criança que já estava em observação prolongada. Isso muda completamente o clima do ambiente”, destacou a equipe responsável pela ação.

CMI também desenvolve outras ações lúdicas

Além da pintura facial, o Centro Médico Infantil desenvolve regularmente outras ações lúdicas e também terapêuticas na sala multiprofissional. Essas propostas envolvem brincadeiras, atividades educativas e ainda dinâmicas voltadas ao bem-estar das crianças. Ao mesmo tempo, focam no período de permanência na unidade.

Para a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, ações como essa reforçam, acima de tudo, a proposta do CMI. Assim, oferecem atendimento mais humanizado e, além disso, atento às necessidades das crianças bem como das famílias.

Ambiente mais leve para as crianças

“O Centro Médico Infantil existe para oferecer não apenas estrutura e atendimento de qualidade, mas também um ambiente mais leve para as crianças. Essas ações ajudam a diminuir o medo, a ansiedade e tornam a passagem pelo hospital menos difícil para os pequenos e para os pais”, ressaltou.

A ação ocorre em um momento de resultados expressivos do Centro Médico Infantil. No primeiro mês de funcionamento, entre 19 de dezembro e 19 de janeiro, a unidade realizou 3.733 atendimentos médicos. Além disso, registrou 498 atendimentos odontológicos. Esse número, por sua vez, é quase cinco vezes maior que a previsão inicial. Afinal, a estimativa era de cerca de 800 atendimentos mensais.

A faixa etária de 0 a 2 anos teve o maior número de atendimentos. Assim, reforça o papel estratégico do CMI no cuidado com a primeira infância.

Inaugurado oficialmente no dia 18 de dezembro, o Centro Médico Infantil abriu ao público no dia seguinte. Desde então, organiza os fluxos de atendimento pediátrico. Ao mesmo tempo, contribui diretamente para desafogar as UPAs e também demais portas de urgência e emergência da capital.

Para garantir o funcionamento da unidade e da rede de apoio, houve mobilização de cerca de 450 profissionais, entre médicos pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontopediatras, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, recepcionistas, vigilantes e equipes de apoio.

O CMI conta com 28 leitos, seis consultórios médicos, duas salas de triagem, salas vermelha, amarela e verde, consultório odontológico 24 horas, além de farmácia, setor de regulação e diversos outros espaços de suporte.

Fonte: PM Cuiabá