No momento, você está visualizando Várzea Grande terá cobertura de 100% na Atenção Primária à Saúde
Várzea Grande vai dar um passo definitivo na área de saúde pública e ainda em 2023 passará a ter cobertura na Atenção Primária à Saúde

Várzea Grande terá cobertura de 100% na Atenção Primária à Saúde

Várzea Grande vai dar um passo e ainda em 2023 passará a ter cobertura de 100% na Atenção Primária à Saúde

A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada dos usuários no Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, o atendimento inicial. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar possíveis casos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade.

O prefeito Kalil Baracat informa que a Atenção Primária à Saúde (APS), através do Estratégia da Família (ESF) é o acompanhamento de toda a vida do paciente, desde o nascimento a terceira idade.

O novo formato de Gestão da Atenção Primária à Saúde, coordenado pelo Ministério da Saúde (MS), visa garantir melhor acesso, cuidado, maior número de profissionais.

O representante José Maria Justo, disse ao prefeito que a cooperação técnica disciplinar vai permitir a utilização dos serviços de saúde de forma racional e inclusiva. Mas com o foco na racionalidade do gasto e na sua sustentabilidade diante de todos os desafios e necessidades da população.

Justo também explicou algumas técnicas utilizadas durante o diagnóstico situacional, dos atendimentos à saúde na APS, que contribuem para o aumento do investimento destinado pelo Ministério da Saúde ao município.

Oferta de serviços na odontologia

Segundo José Maria Justo, atualmente, em Várzea Grande, uma equipe da Estratégia Saúde da Família atende uma população em média de 3.950 pessoas por equipe. Com a implantação deste novo formato de gestão e a ampliação do número de equipes. O número será reduzido para 2.158 pessoas permitindo com isto maior qualidade no atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário Municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Aparecido de Barros, disse que o trabalho da equipe do Ministério da Saúde, aliado ao que Várzea Grande já vem executando, vai permitir uma atuação na Atenção Primária em Saúde. Desse modo, vai se resolver em até 90% dos problemas de saúde da população.

O Prefeito Kalil Baracat assegurou que Várzea Grande vai colocar em prática o projeto. Porque o que é bom para a população, também é bom na aprimoração da Gestão da Saúde.

Segundo Gonçalo de Barros, o projeto em números aumenta também a oferta de serviços, por exemplo, na odontologia. Várzea Grande só tem um Centro de Especialidades Odontológicas. Com a implantação do novo modelo o município sairá de zero equipe bucal nas unidades e passará a ter 34 equipes.

Atualmente no município de Várzea Grande, o Programa Saúde na Hora conta com quatro unidades: duas simplificada e duas ampliada.