A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta sexta-feira (01) ações para prevenir a dengue na região da Vila Operária
A proposta é eliminar focos de larvas do mosquito da Dengue Aedes aegypti com limpeza nos quintais e colocação de produtos químicos para matar as larvas. Além disso, os moradores serão convidados a recolherem materiais que podem servir de criadouros do mosquito para coleta posterior dos resíduos descartados.
Serão 100 agentes de endemia atuando no Jardim São Bento, Eldorado I e II, Santa Fé, Gramado e Kênia, além das Vilas Castelo e Carvalho. As atividades ocorrem pela manhã e de tarde. Como haverá mutirão na região, as visitas acontecerão também no sábado (2).
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Vânia Scapini, estas localidades apresentaram um aumento no índice de larvas e mosquitos e com este trabalho espera-se que haja redução na quantidade de larvas.
“Estamos em estado de alerta em relação a dengue e monitorando os índices de larvas. Nas regiões em que constatamos aumento no índice, estamos intensificando ações para controlar os focos. Depois da ação, monitoramos para verificar se houve ou não a redução dos focos e larvas”, explicou.
Ela lembrou que em Rondonópolis, até hoje não houve registro de dengue do tipo grave nem registro de morte pela doença.
O Brasil vive uma epidemia de dengue, os índices da doença aumentaram em relação ao ano passado.
Centro Pop oferece serviços de saúde para pessoas em situação de rua
O Centro Pop, a princípio a principal referência de atendimento a pessoas em situação de rua de Rondonópolis, realizou uma ação voltada para a saúde desse público na manhã desta quinta-feira (29).
Diversos serviços oferecidos, como atendimento médico, enfermagem, fisioterapia, teste rápido para IST’s, imunização assim como os cuidados com a saúde bucal. A ação foi realizada em conjunto pelas secretarias de Promoção e Assistência Social e Saúde.
Uma equipe da assistência social realizou busca ativa pelos principais pontos da cidade onde se concentram pessoas em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de chamar para o Centro Pop para receberem os serviços.
A gerente de Divisão de Gestão do Centro Pop, Naidellainy Domingues, destacou a importância da iniciativa. “Hoje é um dia muito importante para nossa unidade, pois estamos recebendo a equipe de saúde que veio até nossa unidade para prestar assistência. É um trabalho em conjunto com a saúde para garantir que todos que frequentam o Centro Pop recebam o atendimento necessário.”