Comercialização da produção de soja para a safra 22/23 avançou 8,59 pontos percentuais, enquanto a do milho atingiu 33,74% da produção estimada para o ciclo
A comercialização da produção de soja para a safra 22/23 avançou 8,59 pontos percentuais em março, segundo o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária). O ritmo acelerado é pautado pela necessidade em abrir espaço nos armazéns, visto a aproximação da colheita do milho.
No final da semana passada, o colunista Alfredo da Mota Menezes, em sua coluna semana, chamou a atenção para a falta de armazéns em Mato Grosso. No texto, ele destacou uma entrevista concedida pelo presidente da Aprosoja, Fernando Cadore, onde afirma que o armazenamento de grãos é de cerca de 50%.
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) é uma entidade representativa de classe sem fins lucrativos, constituída por produtores rurais ligados às culturas de soja e milho de Mato Grosso. Seu objetivo central é unir a classe, valorizando-a.
De acordo com a segundo a Aprosoja, do total da produção de grãos previsto para 2023, que é de 85 milhões de toneladas, só teria espaço nos armazéns para 44 milhões de toneladas. Por isso, a necessidade de uma comercialização mais dinâmica.
Neste cenário, a venda da safra futura (23/24) avançou 1,96 pontos percentuais no comparativo mensal. A menor evolução na comercialização está atrelada às cotações da soja, que reduziu na Bolsa de Chicago e desmotivou as vendas de grandes volumes.
Produção de milho
Mas já a comercialização do milho da safra 21/22 chegou a 98,33% do total esperado da produção, com um avanço mensal de 1,56 pontos percentuais. Sendo assim, para a safra 22/23, as negociações atingiram 33,74% da produção estimada para o ciclo.
Esse incremento é devido ao produtor estar mais voltado à comercialização, em função do bom desenvolvimento das lavouras e as previsões otimistas. Contudo com relação à safra futura (23/24), a comercialização apresentou um avanço mensal de 1,78 pontos percentuais e fechou o mês de março com 2,51% do total da produção vendida.