Para coibir todas as formas de violência no ambiente escolar
A Prefeitura de Rondonópolis criou o Comitê de Apoio e Monitoramento de Segurança nas Unidades de Ensino. Com o objetivo de garantir maior segurança de alunos, professores e funcionários das escolas, além de prevenir a violência e o bullying.
O comitê instituiu-se pelo Decreto 11.473 de 13 de abril de 2023 e formou-se por representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Gabinete de Apoio à Segurança Pública. Incluindo, Procuradoria-geral do Município, das polícias Federal, Civil e Militar. Como também, do Corpo de Bombeiros e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Além disso, dos vereadores e ainda, representantes da Associação de Pais e alunos.
O Comitê originou-se a partir do Município diante da necessidade de coibir todas as formas de violência no ambiente escolar. E de se criar medidas de segurança com o objetivo de inibir ataques contra as unidades da rede municipal.
Resguardar o convívio pacífico e seguro nas unidades de ensino
Ao Comitê caberá a responsabilidade de combater toda e qualquer forma de violência no ambiente escolar. Incluindo as ações necessárias para resguardar o convívio pacífico e seguro nas unidades de ensino. Bem como, criar ações planejadas e coordenadas, que busquem a aplicação de uma política contundente de segurança escolar. Estruturada por um processo organizacional vai oferecer vantagens de reação rápida às mudanças do ambiente escolar.
Compõem o Comitê de Apoio e Monitoramento de Segurança nas Unidades de Ensino, a secretária Municipal de Educação, Mara Gleibe da Fonseca. Bem como, o coordenador do Gabinete de Apoio à Segurança Pública, Valdemir Castilho Soares, o delegado Regional da Polícia Civil, Thiago Damasceno. Incluindo, o delegado da Polícia Federal, Otávio José Lima de Oliveira, o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel, Lauro Osório. Como também, o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Fabrício Gomes Costa. Além disso, o procurador-geral do Município, Rafael Santos de Oliveira e os vereadores Carlos Alberto Guinâncio e Reginaldo Santos.