No momento, você está visualizando Como congelar alimentos sem perder os nutrientes
Como congelar alimentos da forma certa: ao congelar comidas prontas é ideal esperar esfriar, ficar em temperatura ambiente

Como congelar alimentos sem perder os nutrientes

Como congelar alimentos da forma certa: ao congelar comidas prontas é ideal esperar esfriar, ficar em temperatura ambiente

Congelar alimentos é uma prática comum no dia a dia das pessoas. Por outro lado, se feito incorretamente pode mais prejudicar do que ajudar. Dessa forma, o objetivo é aprender como congelar alimentos corretamente sem perder os nutrientes.

Antes de congelar seus alimentos é necessário uma preparação. Assim, ao congelar comidas prontas é ideal esperar esfriar, ficar em temperatura ambiente, antes de armazenar, para evitar que a comida fique azeda ou estrague em detrimento do excesso de umidade ou mudança brusca de temperatura.

Em alimentos crus, como carnes e vegetais, precisa fazer a lavagem de forma correta e remover o excesso de água. Além disso, o armazenamento em potes próprios para a temperatura e com tampa é muito importante.

As frutas devem ser congeladas sem casca e caroço, em sacos plásticos. Corte-as em pedaços para melhorar a acomodação das frutas.

Para congelar carnes brancas ou vermelhas, o procedimento é sempre o mesmo. Antes de tudo, as carnes devem estar frescas, livre de temperos. Use o tempero apenas quando for preparar a carne. Congele os filés, separadamente em saquinhos plásticos próprios para irem ao freezer.

Por fim, a eficiência de seu freezer pode ser prejudicial se você sobrecarregá-lo ou deixar em uma potência inferior a temperatura necessária.

Então, com o congelador cheio e maior temperatura, os alimentos demoram a congelar ou podem não congelar totalmente. Assim os alimentos podem ter sua validade e qualidade comprometida.

Truque para acelerar o descongelamento

Se você não teve tempo de se programar, há um método mais rápido de descongelamento: sem tirá-lo do recipiente, coloque o alimento dentro de uma tigela cheia de água da torneira em temperatura ambiente.

Troque a água a cada 30 minutos para evitar que ela fique muito gelada. Não coloque água quente, pois isso pode aquecer a superfície do alimento, iniciando a cocção e favorecendo a proliferação de bactérias

Fonte: Diário Prime, Epa