Saber como liderar pode ser um desafio para quem não se enxerga nessa posição
Liderar significa se colocar frequentemente em situações desconfortáveis, como principalmente em ambientes sujeitos a mudanças rápidas e constantes, como o setor de tecnologia. Uma conversa difícil com um colaborador, conflitos entre equipes e gestores, questionamentos sobre sua estratégia ou seu estilo de liderança são alguns exemplos de cenários que nos tiram da nossa valorizada zona de conforto. Para obter o melhor de si mesmo e, consequentemente, de seus liderados, é fundamental desenvolver a capacidade de se sentir confortável com o desconfortável.
De acordo com o portal sobre saúde mental Verywell Mind, o primeiro passo é reconhecer as coisas que incomodam e identificar os sentimentos que elas provocam. Saber quais gatilhos as situações desconfortáveis ativam e enfrentar esses desafios, em vez de simplesmente se afastar deles, é a maneira mais eficiente de aprender a lidar com o desconforto e crescer.
Na posição de líder, é ainda mais importante desenvolver o “mindset de crescimento”, quando transformamos críticas e dificuldades em evolução.
Algumas pessoas se sentem naturalmente mais confortáveis em situações desconfortáveis, simplesmente porque escolhem ir constantemente além dos seus limites. Devo admitir que esse não é meu caso, e imagino que não seja o de grande parte das lideranças.
Sempre tive muito medo de realizar atividades um pouco mais radicais, como fazer uma trilha de bicicleta ou descer um rio numa boia. A mesma sensação de desconforto que eu tinha no trabalho aparecia na prática dessas atividades: respiração curta, dificuldade de articular pensamentos mais complexos e um sentimento de impotência.
Pessoal e profissional
Um divisor de águas foi a compreensão de que minhas reações defensivas na vida pessoal se estendiam à vida profissional. Em situações como baixo desempenho de equipes ou pessoas inflexíveis, minha resposta invariavelmente era partir para o conflito até me considerar vencedor da disputa; ou seja, um dos erros mais graves de como liderar.
Quando você superestima sua importância ou opinião de maneira involuntária, automaticamente subestima seu time. O resultado é impedir o desenvolvimento dos colaboradores ou perdê-los para outras empresas.
Como todos os hábitos, pessoais ou profissionais, aprender a lidar com o desconforto no ambiente de trabalho exige dedicação e repetição. Tornar-se um líder mais confiante e assertivo em situações desconfortáveis é fundamental tanto para o desenvolvimento pessoal quanto ao mesmo tempo para a evolução de seus colaboradores.
Afinal, como diz a consultora Shelley Smith, nossa maior missão é ajudar os outros a atingir o potencial máximo.
*Texto de Paulo Monçôres