Saiba como o filtro solar te protege de doenças de pele, e a razão de ser importante usá-lo
Como é que o filtro solar protege a pele, na prática? Já dizia Pedro Bial: “Use filtro solar”. Quem é ligado em skincare — ou, em bom português, cuidar da pele — sabe que protegê-la da ação nociva dos raios solares é um dos hábitos mais importantes para mantê-la saudável.
Para isso, recomenda-se evitar a exposição ao sol, especialmente em horários de maior intensidade, além de passar protetor solar nas áreas mais expostas do corpo.
Os tipos de raios solares e a proteção dos filtros
Os principais tipos de radiação solar que atingem à pele são os raios ultravioleta A (UVA) e UVB. Os raios UVA estão associados ao envelhecimento da pele e ao carcinoma de células escamosas, segundo tipo mais comum de câncer de pele.
Já o tipo mais frequente da doença, o carcinoma basocelular, é associado aos raios UVB — que também são os que causam as queimaduras, que deixam a pele vermelha. De modo geral, os filtros solares nos protegem dos dois tipos de radiação. Mas os números que vemos nas embalagens, de FPS (fator de proteção solar), se concentram nos raios UVB.
O número de FPS significa a parcela de raios UVB que o filtro solar deixa passar. Na prática, quando o FPS é 15, significa que 1/15 dos raios UVB penetra sua pele — ou 1/30, e por aí vai. Sendo assim, é importante observar que nenhum protetor solar oferece proteção total contra os efeitos nocivos da radiação. Um protetor com FPS 30, por exemplo, bloqueia cerca de 97% dos raios UVB.
A ciência comprova que os protetores solares realmente ajudam a prevenir o câncer de pele. Esse é um dado difícil de obter com clareza, já que seria preciso um grupo de controle que não usasse protetor e se expusesse ao sol mesmo assim, o que seria antiético.
Ainda assim, um grupo de cientistas australianos, que analisou dados de milhares de pessoas nesse país conseguiu detectar que os casos de melanoma caem pela metade em pessoas que usavam filtro solar regularmente. Por isso, siga o conselho de Pedro Bial.