Bombas de autoatendimento não funcionam no 29 de fevereiro porque software não consegue processar ano bissexto
Os postos de gasolina da Nova Zelândia ficaram vazios nesta quinta-feira após as bombas de autoatendimento pararem de funcionar, aparentemente porque seu software não consegue identificar a data de 29 de fevereiro neste ano bissexto de 2024.
Os fornecedores de combustível Z Energy, Allied Petroleum e Gull, informaram que as bombas automatizadas estavam fora de serviço em todo o país. Portanto, apenas os postos com funcionários aptos a processar pagamentos estavam operando.
“Acreditamos que seja a incapacidade do software de pagamento de lidar com o ano bissexto. Esse é o nosso entendimento, mas estamos aguardando a confirmação do nosso fornecedor de tecnologia”, disse o porta-voz da Gull, Julien Leys.
A Nova Zelândia é um dos primeiros países do mundo a comemorar o ano bissexto e a vivenciar o 29 de fevereiro, o dia extra adicionado a cada quatro anos para levar em conta o fato de a Terra leva um pouco mais de 365 dias para orbitar o sol.
“Estamos cientes de um problema com nosso sistema de pagamento de terceiros que está afetando empresas em toda a Nova Zelândia hoje, incluindo a Z Energy”, disse a empresa em um comunicado em seu site. “Estamos trabalhando em estreita colaboração com nosso provedor de pagamento terceirizado para resolver esse problema o mais rápido possível.”
Google celebra Dia Bissexto em 2024 com doodle animado
O Doodle do Google de hoje comemora o fato de o dia 29 de fevereiro simplesmente existir nos nossos calendários. Ou seja, trata-se do Dia Bissexto, que marca um dia adicional no ano e ocorre uma vez a cada quatro anos (a última foi em 2020).
Em inglês, a ocasião é chamada de “Leap Day” (“dia do salto”, em tradução livre). Por isso o buscador o homenageou com a animação de um sapo pulando.
O desenho possui duas pedras com os números 28 e 1, em referência aos dias 28 de fevereiro e 1º de março. Eles fazem a sequência comum do calendário nos outros anos. Então, um sapo com o número 29 aparece e vai embora rapidamente para sinalizar a presença do Dia Bissexto.
Por que existe ano bissexto?
A ideia de um ano com 366 dias surgiu para sincronizar o calendário com relação ao período em que a Terra completa uma órbita ao redor do Sol. Na verdade, esse processo leva 365,2422 dias , e não os 365 cravados, então se tornou necessário adicionar um dia a mais num intervalo de quatro anos para compensar a diferença.