Você está visualizando atualmente Concerto reúne o clássico e o popular na UFMT
A ação acontece no Auditório do Instituto de Educação, no Campus de Cuiabá da UFMT e conta com a presença da Orquestra Cuiabana de Choro

Concerto reúne o clássico e o popular na UFMT

O programa de extensão UFMT com a Corda Toda da UFMT, realiza nesta sexta-feira (15), às 19h30, o concerto “Ponto de Encontro”

A ação, aberta e gratuita, acontece  no Auditório do Instituto de Educação, no Campus de Cuiabá da UFMT. Assim também, contará também com a presença da Orquestra Cuiabana de Choro, tocando clássicos deste estilo, além de músicas autorais.

A coordenadora do UFMT com a Corda Toda, a professora Rúbia Naspolini Yatsugafu, conta que o nome do concerto celebra de fato os encontros que auxiliam, bem como divulgam a boa música para todo Estado.

“Esses concertos que planejamos promovem o diálogo entre os diferentes grupos, como a Camerata de Violões, Camerata Cuiabá e Água na Peneira, esse último que envolve música e literatura”. Assim destacou, citando que entre sábado (16) e terça-feira (19),  acontecem outros encontros de Violino, Viola e Violoncelo  pelo Câmpus.

Sobre o repertório,  Rúbia Naspolini Yatsugafu contou que será composto de várias músicas. Isto é,  “Saudades de Maria para cordas”, de Andrew Moraes da Orquestra Cuiabana,  “Santa Morena”, de Jacob do Bandolim, “Aquarela na quixaba” de Hamilton de Holanda.

Teremos ainda “Flor de Abacate”, Álvaro Sandim, “Choro pro Zé” de Guinga, “Palpite infeliz”, Noel Rosa, “Carinhoso’ de João de Barro. Assim como Pixinguinha, “Tico Tico no fubá” Zé de Abreu e “Lamentos” de Pixinguinha.

O regente da Orquestra Cuiabana de Choro, Andrew Moraes, falou sobre o tema do concerto e o processo de formação do grupo. “É uma satisfação participar mais uma vez junto com o Programa de Extensão UFMT com a Corda Toda. Pois foi nesses encontros que o grupo se formou. Vejo essa ação como uma possibilidade de integração e desenvolvimento da música erudita, como as cordas, e a música popular, representada pelo choro”, destacou, complementando que o concerto coroa a região com música boa e de qualidade.