Você está visualizando atualmente CUIABÁ: Confiança do comerciante em ritmo de recuperação
O cenário positivo com a geração de emprego e renda se reverte em aumento na confiança do comerciante local

CUIABÁ: Confiança do comerciante em ritmo de recuperação

Apresentando salto em agosto

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) em Cuiabá registrou crescimento de 7,8% em agosto ante o mês anterior, fazendo com que a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) atingisse a marca de 113,8 pontos. Os dados analisados pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) mostram que o patamar atual segue em ritmo de recuperação. Uma vez que ainda está 17,54% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, quando somava 138 pontos.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, esclarece que “o patamar atual do índice é o maior desde fevereiro deste ano. Quando, então registrou 116,5 pontos, o que pode estar atrelada à uma tendência de consumo em crescimento por parte das famílias. Mas com desafios macroeconômicos que ainda podem desacelerar as boas expectativas que o empresariado vem apresentando para o setor do comércio de bens, serviços e turismo”.

O salto verificado no mês coloca o índice local acima do registrado no país, que também apresentou crescimento de 2,9% e atingiu 110,6 pontos. Assim como na capital, todos os subíndices nacionais mostraram aumento no comparativo mensal e queda no anual.

Aumento na confiança do comerciante local

Wenceslau Júnior destaca as boas condições do cenário econômico local, que trazem dados positivos em relação ao emprego e renda da população. “O índice de Cuiabá conseguiu ficar superior ao averiguado no cenário nacional. Isso mostra como a cidade está em crescimento superior ao verificado em outros locais do país. Atrelado assim, ao cenário mato-grossense muito positivo com a geração de emprego e renda, que se reverte em aumento na confiança do comerciante local”.

Avaliando os subíndices da capital no estado, foi possível notar que todos apresentaram crescimento mensal. E ainda mais, com destaque para as Condições Atuais da Economia, que avançou 31,2% de um mês para o outro. Em seguida, aparece as Condições Atuais do Comércio (+19,1%), as Condições Atuais das Empresas Comerciais (+10,6%) e o Indicador de Contratação de Funcionários (+8,1%).

Questionado sobre as condições atuais da economia brasileira, 35,3% dos empresários cuiabanos acreditam que a economia melhorou um pouco ou muito. Sendo assim, o crescimento foi de 11,9 pontos percentuais (p.p.) no comparativo com julho de 2023. No que se refere às expectativas para o comércio, quase 80% dos empresários (79,4%) afirmaram que a situação vai melhorar um pouco ou muito.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), está sob o comando de José Roberto Tadros.