Ao longo da história e lendas da humanidade, os cães desempenharam papéis importantes. Desde peças teatrais até a “Odisseia” de Homero, passando por menções a eles na Bíblia
Os cães têm sido vistos como um guia ao longo da história, assim como histórias com lendas e superstições. Culturas ao redor do mundo geralmente associam esses amigos de quatro patas ao caminho que leva ao céu.
Conheça algumas das lendas e superstições associadas aos cães
1 – Condutor de almas
Os astecas adoravam um deus com cabeça de cachorro conhecido como Xolotl, que também guiava as almas rebeldes para o outro mundo.
2 – Deus com cabeça de cão
Os egípcios se vestiam como Anúbis deus dos mortos e moribundos e que tinha uma cabeça canina – quando preparavam cadáveres para o enterro.
3 – Doutor Lambida
Gregos e romanos antigos acreditavam que a lambida de um cachorro tinha poder curativo. Embora todos saibamos que qualquer cão tem o poder de curar nossos traumas emocionais, os gregos e os romanos chegaram a ter cães em templos, conhecidos como cinoterapeutas. Contudo se um cachorro lambesse um bebê, acreditava-se que a criança se tornaria um curandeiro mais tarde na vida.
4 – Mancha da sorte
Embora encontrar qualquer cachorro pode indicar boa sorte, o folclore europeu atribui uma sorte extra especial para quem depara com um dálmata ou um galgo com mancha branca.
5 – Previsão do tempo
Há muito se pensa que os animais têm uma maneira natural de prever o tempo. Dizem que, se um cachorro se esconde sob uma mesa ou em um canto, o tempo frio está a caminho.
Um cão comendo grama ou deitado de costas significava que havia boa chance de chuva. Um cachorro sentado com as patas dianteiras cruzadas significava que chuvas leves poderiam ocorrer.
6 – Fantasma entre as orelhas
Lendas antigas dão conta de que, se um cachorro estiver sentado e olhando para você, é possível ver um fantasma entre as orelhas dele. Isso se você olhar com a determinação suficiente.
7 – Mensagens indesejadas
O uivo dos cães já foi considerado um mensageiro de avisos perigosos. No entanto, um uivo sem motivo significava que havia espíritos invisíveis à espreita.
Todavia, um cão uivando três vezes significa que ocorreu uma morte, mas um cachorro uivando fora da casa de uma pessoa doente significava que ela iria morrer. Assim, uivar para a lua era considerado um sinal de morte.