O novo modelo de trem movido a hidrogênio é inspirado no famoso trem-bala e conta com recursos inteligentes, podendo até parar e se mover sozinho
O primeiro trem movido a hidrogênio e capaz de transportar passageiros acaba de ser lançado na China, pela maior fabricante de veículos ferroviários do planeta. Ou seja, a estatal CRRC em parceria com a empresa Chengdu Rail Transit.
O novo modelo de trem tem inspiração no famoso trem-bala e pode chegar a uma velocidade de até 160 km/h. Desse modo, ocupa o primeiro lugar no ranking de segmentos mais rápidos do mundo.
Além disso, ele emite apenas água na atmosfera, sendo benéfico para o meio ambiente, e pode percorrer 600 km com o tanque cheio. Com recursos inteligentes, o trem se comunica usando 5G, sendo capaz de parar sozinho e se mover sem a ajuda de humanos.
Das 1.000 estações de abastecimento de hidrogênio no mundo, quase um terço está na China
De acordo com a CRRC, o projeto do trem em questão é capaz de reduzir as emissões de dióxido de carbono em mais de dez toneladas por ano.
A China já controla grande parte da cadeia de fornecimento de baterias de lítio no mundo. Agora, está apostando fortemente no hidrogênio como combustível. O país quer produzir 200 mil toneladas de hidrogênio até 2025, usando energia renovável, e ter 50 mil carros rodando com esse combustível no mesmo prazo.
Hoje em dia, das 1.000 estações de abastecimento de hidrogênio no mundo, quase um terço está na China, segundo um estudo da Information Trends. O investimento no combustível verde ajudaria o país a se livrar da crise pela escassez de lítio, que por estar em falta, tende a ter seu preço aumentado. Isso provavelmente prejudicará o mercado de veículos elétricos, pois esses últimos dependem das baterias feitas desse metal.