Você está visualizando atualmente Conheça cinco tendências de tecnologia para 2024
Confira quais são as tendências para 2024 que prometem mudar a maneira que interagimos com a tecnologia e como elas moldarão nossas vidas

Conheça cinco tendências de tecnologia para 2024

Confira quais são as tendências para 2024 que prometem mudar a maneira que interagimos com a tecnologia e como elas moldarão nossas vidas

O cenário da tecnologia está em constante evolução e o ano de 2024 não será uma exceção. Várias tendências emergentes prometem remodelar profundamente a maneira como interagimos com a tecnologia e como ela moldará nossas vidas.

De acordo com as previsões da Gartner, em 2024, os investimentos mundiais em TI deverão aumentar em 8%, atingindo um montante total de US$ 5,1 trilhões. Assim, é crucial estarmos atentos às novidades que prometem movimentar o mercado global nos próximos meses.

Inteligência Artificial e Automação

A Inteligência Artificial (IA) continuará a liderar o caminho, impulsionando a automação em vários setores. Veremos a IA, cada vez mais integrada em processos de tomada de decisão, sistemas autônomos e assistentes virtuais. Ela não só otimizará operações comerciais, mas também poderá melhorar significativamente a experiência do usuário em uma variedade de serviços.

Até 2026, a Gartner prevê que mais de 80% das organizações terão utilizado APIs e modelos de GenAI e/ou implantado aplicações habilitadas por essa tecnologia em ambientes de produção, em comparação com menos de 5% no início de 2023.

Segurança Cibernética Avançada

A crescente sofisticação das ameaças cibernéticas impulsionará a necessidade de soluções de segurança mais avançadas. Novas abordagens, incluindo Inteligência Artificial para detecção de ameaças e técnicas de autenticação biométrica, serão priorizadas para proteger dados e infraestruturas críticas.

A pesquisa “O Impacto da Tecnologia a Partir de 2024: um Estudo Global IEEE”, realizada com líderes globais de tecnologia dos Estados Unidos, Reino Unido, China, Índia e Brasil, mostra que as preocupações com a cibersegurança devem aumentar em 2024, incluindo ataques ransomware (37% em 2024 em relação aos 30% em 2023), ataques de phishing (35% em 2024 e 25% em 2023) e ameaças internas (26% em 2024 e 19% em 2023).

A Gartner prevê que as organizações que priorizarem seus investimentos em segurança com base em um programa CTEM (continuous threat exposure management, ou, traduzindo, gerenciamento contínuo de exposição a ameaças), perceberão uma redução de dois terços nas violações.

Sustentabilidade e Tecnologias Verdes

A busca por soluções tecnológicas mais sustentáveis e ecologicamente corretas estará no centro das atenções. O desenvolvimento de tecnologias verdes, energias renováveis e iniciativas de redução de emissões serão prioridades em muitos setores.

Até 2027, 25% dos CIOs (Chief Information Officer) verão a sua remuneração pessoal ligada ao impacto tecnológico sustentável.

Realidade Virtual e Aumentada

A expansão da Realidade Virtual e Aumentada em 2023 mostrou sua versatilidade em várias indústrias, oferecendo experiências imersivas e práticas para os usuários e elas continuarão a se destacar. Ou seja, irão além do entretenimento para áreas como educação, treinamento corporativo, assistência médica e experiências imersivas de consumo.

De acordo com um relatório da Digi-Capital, o mercado de Realidade Aumentada e Virtual está projetado para ultrapassar US$ 30 bilhões até 2024. Indústrias como manufatura, logística, treinamento e saúde estão liderando a adoção dessas tecnologias inovadoras.

Computação Quântica

A busca por avanços na computação quântica se intensificará. Embora ainda em estágios iniciais, espera-se que o potencial dessa tecnologia revolucione áreas como criptografia, simulação molecular e resolução de problemas complexos que desafiam a computação clássica.

O Estudo Global IEEE mostra que a computação quântica pode ter impactos significativos, mesmo que menos percebidos (87% concordam, incluindo 51% que concordam fortemente). Além disso, 86% dos respondentes concordam que a computação quântica ganhará mais atenção em 2024 pelo poder de computação significativamente maior — um trilhão de vezes mais alto que o dos supercomputadores mais avançados de hoje — assim como sua aplicação para criptografia e segurança pós-quânticas.