Segundo a revista Condé Nast Traveller
Hoje vamos falar das 10 vilas mais bonitas e imperdíveis de Portugal. Listadas, no entanto, como as favoritas dos editores da revista norte-americana Condé Nast Traveller. A maior parte dos turistas, que embarca pela primeira vez para Portugal, concentra sua viagem entre Algarve, em Lisboa, Porto, Fátima e Coimbra. Entretanto, Portugal vai muito além destes destinos.
Conheça as vilas mais belas de Portugal:
Alte
Começamos com uma das vilas de Portugal que possivelmente você nunca tenha ouvido falar. Ou seja, Alte, que fica na badalada região do Algarve e é um refúgio intocado escondido nas colinas da Serra do Caldeirão com suas casinhas brancas e ruas de paralelepípedos. Diferentemente das cidades famosas do Algarve que atraem por sua praia, o grande atrativo de Alte é a Cascata Queda do Vigário e a suas piscinas fluviais.
Amarante
Uma das joias escondidas do norte de Portugal é Amarante, onde há diversas mansões do século XVII com varandas de madeira pintadas de cores vivas. Dessa forma, elas ladeiam ruas estreitas poeticamente. Ainda mais, o Rio Tâmega, que corta esta cidadezinha, dá charme todo especial ao lugar que fica 1 hora do Porto. Paradas obrigatórias em Amarante são: Igreja de São Gonçalo, do século XVI, e o Museu de Amadeo de Souza-Cardoso: um dos principais artistas portugueses do século XX e natural de Amarante.
Belmonte
Terra dos Judeus e berço dos Cabrais, Belmonte guarda em suas estreitas ruas muita história portuguesa e do Brasil. Aliás, a região central de Portugal e perto de Coimbra, neste vilarejo nasceu Pedro Álvares Cabral, o descobridor do nosso país e escolhido pelo rei Manuel como capitão da segunda armada para a Índia. Em homenagem a Cabral, o castelo da cidade leva a bandeira do Brasil.
Além disso, Belmonte também é famosa por sua ligação judaica. Seguindo a política de não-tolerância dos Reis Católicos, D. Manuel promulgou uma lei que ordenava que todos os judeus portugueses se convertessem ao cristianismo. Se recusassem, entretanto, seriam forçados a deixar o país. Belmonte foi uma das cidades escolhidas como local de refúgio por um pequeno grupo de judeus sefarditas e que mantiveram seus ensinamentos judaicos por mais de cinco séculos.
Cacela Velha
Esta pequena aldeia é uma das vilas de Portugal mais icônicas. Ela fica numa colina no extremo leste do belo Parque Natural da Ria Formosa, no sul do país. Não tão famosa como as demais praias do Algarve, a charmosa Cacela Velha é um ótimo local para aproveitar a região sem o agito e a lotação de outros pontos da costa portuguesa. Repleta de casinhas brancas, o vilarejo protegido pelas ruínas de uma fortaleza do século XVIII não pode faltar no seu próximo roteiro de viagem pelo Algarve.
Comporta
Esta pequena aldeia fica entre pinhais, arrozais e dunas. Entretanto, este cenário bucólico é contemplado com um ótima praia de mar calmo, areal a perder de vista e uma rica biodiversidade. Além disso, o vilarejo típico português com suas casinhas brancas conta com boa infraestrutura para os turistas que passam por ali para curtir o dia.
Dessa forma, os frutos do mar são o carro chefe da gastronomia local. Uma boa pedida para um passeio é curtir as dunas sobre os Cavalos na Areia. Aliás, em 2018, A revista feminina norte americana Harper´s Bazaar considerou Comporta como um dos melhores destinos do mundo para passar a lua de mel.
Lindoso
A princípio, este vilarejo fica em meio as montanhas dentro do Parque Nacional da Peneda do Gerês. Uma das maiores atrações naturais de Portugal que fica no norte do país, guardada por um belo castelo medieval. Lindoso é conhecida por suas casinhas de pedras e por dezenas de antigos espigueiros, um tradicional espaço de armazenamento de grãos que se espalham pelo horizonte. Além disso, o vilarejo fica a cerca de 80 km de Braga.
Marvão
Tida como a mais bela aldeia do Alentejo, Marvão encanta todos que ali passam com suas casinhas brancas todas cercadas por muralhas do século XII. Bem pequena, mas cheia de charme, Marvão é um local para contemplação da vista panorâmica sobre a colina do Parque Nacional da Serra de São Mamede. Sendo assim, fica a 882 metros de altura, na divisa de Portugal com a Espanha.
Monsanto
Uma pequena aldeia repleta de história bem no centro de Portugal, perto da fronteira da Espanha e a 200 quilômetros de Fátima. Monsanto foi conquistada dos mouros por D. Afonso Henriques, o primeiro rei português, e doada aos Templários em 1165. Surpreendentemente autêntica, em 1938, o vilarejo foi eleito “a vila mais portuguesa de Portugal”. Onde, dessa forma, as casinhas de granito são espremidas no morro por grandes rochedos. E, além disso, no local os carros são impedidos de passar.
Sortelha
Mais uma vila fronteiriça faz parte desta lista. Sortelha é uma das mais belas e antigas vilas portuguesas. Fica na região central de Portugal, perto de Coimbra. As grandes formações rochosas e a grande muralha dão o contorno a este vilarejo que foi estabelecido com a construção do castelo medieval no início do século XIII.
Talesnal
As 27 aldeias de xisto que se encontram muito bem conservadas no centro de Portugal espalham-se pela Serra da Lousã. Entre estes vilarejos, fechamos esta lista destacando Talesnal. Em meio a natureza, as casas feitas de xisto pontilham o horizonte. Trilhas unem as aldeias, onde o visitante pode explorar a diversificada biodiversidade, a gastronomia local e o artesanato.