O estilo tem inspiração nas obras de Sandro Botticelli, pintor renascentista
O Botticelli Bob vem fazendo esse sucesso todo entre as famosas, porque é prático e versátil. Precisa mais? Carol Dieckmann adotou, a influenciadora Bruna Biancardi também, assim como Selena Gomez, Bella Hadid e a atriz Laura Harrier, idem. “Ele é um corte reto, acima dos ombros, com ondas praianas. Uma versão do Blunt Bob europeu, que no Brasil é chamado de chanel”, explica Kleber Rodrig, hairstylist do CKamura Rio.
O estilo tem inspiração nas obras de Sandro Botticelli, pintor renascentista italiano do século 15. “Suas pinturas são famosas pelas curvaturas e ondas, principalmente nos cabelos”, conta Dougllas Dias, do The Art Salon, em São Paulo.
Para quem ele é indicado?
Boas notícias: todos os tipos de cabelo ficam lindos com o Botticelli Bob, desde que os fios estejam retos, sem repicados no comprimento. “Inclusive o cabelo afro também pode apostar nesta tendência. Depois de receber o corte, basta fazer tranças para quando soltá-las, criar este efeito de ondas”, sugere Kleber.
“É uma ótima opção para quem prefere fios mais curtinhos e com movimento suave, quer adotar o curto para o verão 2023 e está buscando inspiração ou já adotou o estilo short bob e procura estilizar de uma forma diferente para um visual renovado”, acrescenta Dougllas.
Ponto para o Botticelli Bob
Ele é um corte muito prático porque não precisa de salão para criar o efeito das ondas. Além disso, ele é minimalista, versátil (rende uns presos lindos) e fácil de manter. Praticidade, porque é fácil de ser estilizado; e pode ser reproduzido em todos os tipos de cabelo.
“Se o cabelo já tiver uma definição boa, usando um produto para dar uma leve textura, a finalização ficará ainda mais incrível. E pode durar ainda mais também. Gosto de usar um óleo junto da mousse, para tirar o aspecto de produto e deixar assim o visual bem suave, natural e com leve styling”, ensina Dougllas.
Como fazer as ondas
“Basta dividir o cabelo úmido em umas seis tranças grossas e soltar quando estiver seco”, fala Kleber. No entanto, quem utiliza muito ferramentas térmicas para criar o efeito das ondas, deve ter o cuidado de aplicar sempre um protetor térmico. E também fazer tratamentos mais frequentes para hidratar e nutrir os fios. Além de aparar as pontas ressecadas todo mês.
Ele ressalta que conseguir o efeito com babyliss é mais difícil, pois o resultado não fica tão bonito neste comprimento de cabelo. “O ideal é usar uma chapinha que tem o nome de Triondas (que possui três ondinhas). Ou dividir o cabelo todo, ainda úmido ou molhado, em tranças grossas, e esperar secar para soltá-las. Mas o processo pode ser acelerado com o uso de um secador.”
Também vale fazer um twist (torcido) antes de dormir para conseguir modelar os fios bem nesse estilo. No dia seguinte, ao soltar, o cabelo estará com as ondas levemente marcadas. Se não der para ser de um dia para o outro, deixe o cabelo pelo menos umas duas horas com a trança ou com o torcidinho.
“Em cabelos mais finos pode ser bacana usar um finalizador antes de trançar, para trazer um pouco mais de textura, como uma mousse sem tanta fixação. Uma outra dica é que a trança seja feita de maneira mais soltinha, larga, para que o cabelo não fique tão amassado, nem tão frisado. Em cabelos crespos, caso você queira um resultado mais polido, pode secar modelando de maneira bem sutil antes de trançar”, complementa Dougllas.