Após buscas, criança desparecida nos EUA foi encontrada em um porão embaixo de uma escada
Uma criança de 6 anos desaparecida desde 2019 nos EUA foi encontrada viva na última terça-feira (15) pela polícia escondida, embaixo de uma escada na casa dos pais biológicos, que não têm mais a guarda dela.
O caso chamou atenção porque no processo de investigação, a polícia já vasculhou a casa uma série de vezes desde o desaparecimento, há quase três anos, mas só agora a menina acabou sendo encontrada escondida.
Paislee Joann Shultis tinha 4 anos quando a consideraram desaparecida em julho de 2019 em um vilarejo próximo à cidade de Ithaca, no interior do estado americano de Nova York, onde vivia com a família que detêm sua guarda; não está claro porque os pais biológicos perderam a custódia.
Desde o início das investigações a suspeita era a de um sequestro por seus pais biológicos, mas a polícia não a havia encontrado nas buscas que fez no entorno de onde a família vive, a mais de 260 quilômetros do vilarejo onde ela desapareceu, segundo a rede americana CNN.
“Toda vez nós encontrávamos resistência dos moradores da casa. Diziam que a criança não estava lá, que estávamos assediando a família”, disse o chefe da polícia em entrevista à imprensa local.
Mandado de busca permitiu encontrar a criança desaparecida nos EUA
Os investigadores chegaram a entrar na casa uma série de vezes, mas, sem mandado, os donos do lugar não permitiam que fizessem buscas extensivas. Até que, na última segunda-feira, a Justiça concedeu um mandado de busca e apreensão após receber informações de que a menina estava escondida no local.
Após pouco mais de uma hora de buscas, os agentes notaram que os degraus que levavam a um porão pareciam ter sido construídos de forma improvisada. Com uma lanterna, a polícia percebeu um buraco na madeira e, lá dentro, um cobertor.
Ao começar a remover os degraus, viram um pé. Ao acessar o esconderijo, classificado pela polícia como escuro e úmido, encontraram a criança viva junto de sua mãe biológica.
Família biológica responderá na justiça
A polícia suspeita que a menina esteja na casa desde 2019 e que a escada foi construída para esconder as duas. Os agentes prenderam os pais biológicos e o avô da menina, indiciados por colocar o bem-estar de uma criança em perigo e interferir em um processo de guarda. Eles já estão liberados, mas não podem se aproximar da criança.
A princípio, a criança se sentiu intimidada com os agentes, que entraram na casa armados e prenderam seus pais biológicos. Mas os policiais encontraram uma maneira de burlar isso. No caminho até a delegacia, os agentes passaram com a viatura por um McDonalds; e a menina se lembrou que já havia comido no restaurante alguma vez muito tempo atrás.
“Os detetives deram a volta e foram ao drive-thru, onde pegaram um McLanche Feliz. Ela ficou bem depois disso”, assim disse o chefe da polícia.