No momento, você está visualizando VG: Crianças distribuem catavento em protesto ao trabalho infantil
O dia internacional de combate ao trabalho infantil, é um tema importante que deve ser discutido amplamente

VG: Crianças distribuem catavento em protesto ao trabalho infantil

Durante caminhada nas principais ruas de Várzea Grande

As crianças fizeram a distribuição de catavento de cinco cores durante uma caminhada em protesto a favor da erradicação do trabalho infantil no mundo. Crianças e adolescentes participaram de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), polo Vila Arthur. A caminhada pelas principais ruas do bairro, teve por objetivo chamar a atenção da população, sobretudo, pelo combate à exploração do trabalho infantil.

As crianças fizeram a distribuição de catavento, representando, assim, os cinco continentes, que se tornou ícone da luta pela erradicação do trabalho infantil no mundo. Assim, se reuniram com os alunos da Escola Municipal de Educação Básica “Padre Luiz Maria Ghisoni”, onde realizaram uma dinâmica sobre o tema abordado.

“A ação faz parte da programação prevista para acontecer durante esse mês, que inclui visitas aos polos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e unidades escolares. Teremos também mobilizações e panfletagem em pontos estratégicos da cidade. O nosso trabalho consiste em ações permanentes contra o trabalho infantil”, destacou Geni Corello dos Santos. Ela é a coordenadora do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI).

Dia internacional de combate ao trabalho infantil

A técnica de Referência, Lêda Márcia Resende, disse que foram as crianças que fizeram a confecção dos cataventos. E ainda mais, que se mobilizaram para que a ação acontecesse com sucesso. “As crianças cumpriram todas as etapas previstas para o dia de mobilização e de acordo com o esperado. Estamos felizes com o comprometimento que elas tiveram na elaboração dessa importante ação”, comemorou.

Já a Orientadora Social, Renita Borges Barros, disse que todas as datas comemorativas envolve atividades com as crianças e famílias. Sobretudo, das que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “O dia 12 de junho é o dia internacional de combate ao trabalho infantil. Um tema importante e que devemos discutir amplamente com toda a comunidade. As crianças do Serviço de Convivência fizeram uma paródia que foi apresentada para os alunos da escola municipal Padre Luiz Maria Ghisoni. Um momento de interação entre os grupos, e todos estão de parabéns”, elogiou.

A orientadora lembra ainda que o trabalho na infância prejudica o desenvolvimento, atrapalha a frequência e o rendimento escolar. Além disso, submete as crianças ao risco, à exploração sexual e às diversas outras formas de violação de direitos.