Você está visualizando atualmente CST da Mineração realiza 3ª reunião ordinária na ALMT
A Câmara Setorial Temática da Mineração da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou reunião nesta segunda-feira (11)

CST da Mineração realiza 3ª reunião ordinária na ALMT

Em pauta, a discussão sobre as ações relacionadas aos balneários do Vale do São Lourenço e a apresentação do projeto Educa Mineração

A Câmara Setorial Temática da Mineração da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), realizou nesta segunda-feira (11), a 3ª reunião ordinária para debater as ações relacionadas aos balneários do Vale do São Lourenço e a apresentação do projeto Educa Mineração. O deputado Max Russi (PSB) presidiu a CST.

De acordo com o deputado Max Russi, a região de Jaciara, Juscimeira e São Pedro da Cipa, tem um potencial grande de águas termais. Assim como as águas quentes, águas minerais, estabelecimentos que em sua maioria tocados por familiares. Alguns deles foram fechados em 2018, após operação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). E que posteriormente, depois de assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal (MPF), voltaram a funcionar . Sendo assim, agora está prestes a expirar o prazo dado para que a legalização desses locais ocorresse.

A CST da Mineração também discutiu o projeto Educa Mineração, que propõe a promoção e a articulação entre o setor e o ensino na realização de eventos e palestras nas escolas. Além disso, o fomento de soluções ambientais e métodos sustentáveis em relação à mineração como um todo.

O professor e pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Francisco Pinho, falou que o prazo firmado com o MPF de 2 anos foi insuficiente para a legalização desses balneários.

A secretária-geral da Comissão de Mineração, Pamela Alegria, apresentou o projeto Educa Mineração, que poderá transpor barreiras e transformar os olhares para o setor.

“É um projeto embrionário, apresentamos e mostramos que ele existe e agora ver qual o impacto ele trará. A CST da Mineração será de fundamental importância para dar os encaminhamentos junto ao governo do estado para execução e aportes do projeto”, finalizou a representante da OAB.