Secretaria de Cultura convida população para o lançamento do Prêmio Jejé de Oyá em homenagem aos personagens negros
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, convida a todos para o então lançamento do Prêmio Jejé de Oyá – Aos Personagens Negros – edição 2022. A cerimônia acontece nesta sexta-feira (18), a partir das 20h, no Centro Cultural Casa Cuiabana.
O Prêmio Jejé de Oyá tem como objetivo reconhecer os personagens negros de Cuiabá e da Baixada Cuiabana. Isto é, suas histórias de luta, resistência, desejo por respeito, produção independente. Assim como sua capacidade criativa, empreendedorismo comercial e cultural, conhecimento educacional científico, merecimento e pertencimento étnico racial-religioso. “O Prêmio Jejé de Oyá tem o propósito, em reconhecer os protagonistas de Cuiabá e da baixada cuiabana, que são muitos e há muito tempo fazem história”, diz Jeferson Bertoloti idealizador do prêmio.
A cerimônia de premiação será no dia 29 de abril pelo Instituto Cultural Casarão das Artes; Secretaria de Estado De Cultura, Esporte e Lazer, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Assembleia Social, Cine Teatro De Cuiabá, Grupo Cena Onze e Cooperflora. Bem como da Grana Preta e da Comissão de Defesa da Igualdade Racial da OAB-MT. O intuito é que a premiação esteja na programação anual de Cuiabá e da baixada cuiabana.
Portanto, nesta edição, seis personagens de destaque na sociedade serão homenageados. Assim estão: Mestre Ray Kintê – líder de pertencimento ético racial-religioso, Várzea Grande-MT; Dona Eulália, empreendedora cultural gastronômica, Cuiabá-MT; Jacy Proença – professora e escritora premiada, ex-vice-prefeita de Cuiabá-MT; Rubéns Carlos de Oliveira Júnior – Presidente da Unimed-Cuiabá, membro na diretoria Unimed Brasil, Cuiabá-MT; Semites Marques – compositora, intérprete e sambista, Cuiabá-MT e Waldir Bertúlio – Dr. em Veterinária, professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.
Jejé de Oyá
José Jacintho Siqueira de Arruda, colunista social, alfaiate e carnavalesco, filho biológico do casal Egídio Nunes de Arruda e Benedita de Siqueira, nasceu em Rosário Oeste em 03 de junho de 1934, ainda criança viveu em Cuiabá na casa de Catarina Monteiro da Silva Cuiabano onde o casal Crescêncio Monteiro da Silva e Luiza Monteiro da Silva o adotaram.
Figura histórica do carnaval cuiabano, assim desfilou nos bailes, clubes, blocos e avenidas da cidade nos carnavais de 1954 a 2010. Participou de grandes e importantes momentos da história social e política mato-grossense. Jejé como era conhecido desde criança, marcou então sua época como símbolo maior da luta contra o preconceito racial e sexual.
Ganhou a simpatia da capital sendo assim eleito em consulta popular do jornal Diário de Cuiabá como a personalidade que tinha a “cara da cidade”.
Assim também, recebeu outras honrarias públicas e foi condecorado como Comendador do Comércio Mato-grossense e após seu falecimento em 11 de janeiro de 2016 em sua residência em Cuiabá o governo do Estado de Mato Grosso sancionou uma lei reconhecendo o decano Jejé de Oyá como Patrono do Colunismo Social Mato-grossense.
SERVIÇO:
Lançamento do Prêmio Jejé de Oyá
Dia: 18/03/2022
Hora: 20h
Local: Centro Cultural Casa Cuiabana, Av. Gen Valle, 181, Bandeirantes
Fonte: PM Cuiabá