Você está visualizando atualmente CUIABÁ: Orquestra CirandaMundo abre temporada neste sábado (24)
A Orquestra Sinfônica CirandaMundo volta ao palco do teatro Zulmira Canavarros para apresentar “A arte de Nelson Ayres”

CUIABÁ: Orquestra CirandaMundo abre temporada neste sábado (24)

A orquestra volta ao palco do teatro Zulmira Canavarros

A Orquestra Sinfônica CirandaMundo volta ao palco do teatro Zulmira Canavarros para apresentar “A arte de Nelson Ayres”, a partir das 20h de sábado (24). Para adquirir o ingresso, basta levar um brinquedo no dia da apresentação. Os mesmos seguirão para doação para crianças carentes.

Assim, a apresentação conta com a ilustre participação do próprio Nelson Ayres. Uma das personalidades mais importantes da música instrumental brasileira contemporânea. Esta será a terceira vez que ele dividirá o palco com a Orquestra CirandaMundo.

“Por seu talento e experiência, Nelson sempre traz significativas contribuições para nossa orquestra. É um artista com trajetória longa de atuação na música brasileira. Além disso, sua obra como instrumentista e regente, arranjador e compositor tem deixado marcas indeléveis em toda uma geração de artistas”, avalia o maestro Murilo Alves.

O repertório conta grandes clássicos da música brasileira

A apresentação abre a temporada de concertos da Orquestra CirandaMundo. “Será uma oportunidade ímpar retomar as atividades com um convidado parceiro já de longa data. Portanto estamos felizes e muito animados com esse momento”, acrescenta o maestro, diretor artístico e presidente do Instituto Ciranda.

Quem também irá dividir o palco com a orquestra é a cantora e instrumentista Estela Ceregatti. “É uma artista que vem construindo uma trajetória muito consistente no cenário musical brasileiro. Ela irá participar das músicas ‘Anos Dourados’, ‘Nada Será como Antes’ e ‘É luxo só’”, adianta Murilo Alves.

O repertório ainda conta com importantes obras do artista homenageado, como “Flor do Mato”, “Cidade Encantada” e “Perto do Coração”. Além de outros grandes clássicos da música brasileira, a exemplo de “Aquarela”, “Trenzinho Caipira”, “Tenho sede de um xodó” e “Carinhoso”.

Nelson Ayres

O programa musical é todo dedicado às composições e arranjos de Nelson Ayres, cujas obras autorais foram gravadas por reconhecidos artistas nacionais e internacionais. Como por exemplo Milton Nascimento, Herbie Mann, Mônica Salmaso, César Mariano e Renato Braz, Kenny Kotwick, Joyce, Ivan Lins, Marlui Miranda e Daniel. E além disso, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Edu Lobo, Simone, Nana e Dori Caymmi e Gal Costa.

Suas composições têm sido executadas por grandes orquestras, solistas e grupos de câmara em todo o mundo. A Orquestra Sinfônica de Jerusalém, New York Symphony Brass Quintet, Ahn Trio, Henry Bok e Julliard Brass Quintet são alguns exemplos. Ayres foi comissionado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo para compor o Concerto Para Percussão e Orquestra. Ele foi indicado ao Grammy Latino em 2011 como melhor CD de música clássica.

“Conheci sua obra por meio dos discos e depois ao dirigir concertos com Ivan Lins com arranjos assinados por Nelson. Estive à frente de um concerto com Mônica Salmaso, no qual ele estava como pianista, arranjador e compositor. Mais recentemente, fui diretor musical e regente do espetáculo musical ‘O Grande Circo Místico’. Novamente tendo o Nelson como pianista, compositor e arranjador”, relembra o maestro Murilo Alves.

Instituto Ciranda

A Orquestra Sinfônica CirandaMundo é composta pelos alunos mais experientes, professores do Instituto Ciranda – Música e Cidadania, instituição que também conta com as orquestras Cirandinha e Primeira Ciranda.

Criado em 2003, o Instituto Ciranda utiliza a música como ferramenta de cidadania. Atualmente, atende cerca de 800 crianças, adolescentes e jovens de diferentes classes sociais e cidades mato-grossenses.

Haverá aulas gratuitas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarineta, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba, percussão, coral e musicalização infantil.

A instituição também oferece aulas teóricas, métodos e partituras. São disponibilizados regularmente cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional nas áreas musicais e de produção cultural. A proposta inclusiva possibilita que muitos alunos continuem os estudos musicais em universidades do Brasil e exterior.

O Ciranda conta com algumas parcerias para a manutenção dos programas. A empresa Bom Futuro, Eletrobrás Furnas e Energisa, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Além da Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (AMPA), Sesc Pantanal e Unimed Cuiabá que são alguns destes parceiros.