Você está visualizando atualmente CUIABÁ: Professores e estudantes recebem prêmio Projeto Semeia
A celebração da premiação do Projeto Semeia aconteceu na segunda (21) no Cenarium Rural, em Cuiabá. Em uma cerimônia com mais de 100 pessoas

CUIABÁ: Professores e estudantes recebem prêmio Projeto Semeia

O evento aconteceu no Cenarium Rural

A celebração da premiação do Projeto Semeia aconteceu nesta segunda-feira (21), no Cenarium Rural, em Cuiabá. Em uma cerimônia com mais de 100 pessoas, alunos e professores que se destacaram no Projeto Semeia ao longo de 2022, assim, foram reconhecidos e premiados. O evento aconteceu, e consistiu no encerramento deste ano do projeto, que envolveu seis escolas públicas municipais. Além disso, impactou cerca de 900 estudantes.

Sendo assim, os participantes tiveram sua avaliação ao longo dos sete meses de execução do projeto e foram escolhidos aqueles que melhor desempenharam as tarefas propostas. Dentre as ações, contam as feiras de conhecimento, bem como atividades lúdicas em sala de aula. E, ainda mais as visitas a campo em propriedades rurais.

Foram premiados seis alunos do 1º ao 6º ano com troféus e bicicletas, dois professores com equipamentos notebook. Além disso, a escola destaque do projeto, a EMEB Filogônio Corrêa, recebeu um kit multimídia. Pois o mesmo inclui: televisão, notebook, caixa de som e impressora.

Palestra “Educação Para o Futuro” com Haroldo Dutra Dias

Dentre os estudantes premiados, esteve a Júlia Ferreira, do 6º ano da EMEB Onofre de Oliveira. A estudante escreveu a melhor paródia entre os alunos participantes desta categoria. Emocionada, a mãe da jovem, Rosilene Ferreira, ficou feliz com a conquista da filha que então se dedicou para aprender sobre o setor. “Ela ficou muito entusiasmada com tudo o que aprendeu na fazenda, quando chegou em casa contou tudo o que tinham falado na visita. Até eu, que já conhecia um pouco do campo, acabei aprendendo mais com ela”.

A professora Elza Cardoso foi destaque como docente do 1º ao 4º ano e também acabou premiada por trabalhar na EMEB Filogônio Corrêa, escola destaque. De acordo com a educadora, a experiência permitiu novos horizontes para a aprendizagem dos pequenos. “ As possibilidades de aprendizado foram inúmeras. Eles se desenvolveram, levaram conhecimentos para casa e souberam realmente o que o agro significa a partir desse projeto”.

Durante o evento, os participantes também tiveram a oportunidade de ouvir a palestra “Educação Para o Futuro” com Haroldo Dutra Dias. O neurocientista e psicólogo avaliou o programa como um agente de transformação. “O Semeia treina habilidades e talentos e transforma o conhecimento em ação, que é o que muda o mundo”.

O Programa

O Projeto Semeia foi desenvolvido por meio da parceria entre Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Sindicato Rural de Cuiabá e Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá. O objetivo foi aproximar os alunos do 1º ao 6º ano à prática do setor agropecuário, por meio de atividades lúdicas e visitas a propriedades rurais. Dessa forma, possibilitou que as crianças conhecessem de perto o setor que mais impulsiona a economia do estado.

Conforme disse o diretor executivo do Senar-MT, Carlos Augusto Zanata, “o Guto Zanata”, alcançamos todas as metas. “As crianças experimentaram a vivência rural, acompanharam de perto a rotina de algumas cadeias produtivas e conheceram como funciona a produção dos alimentos. Proporcionamos esse conhecimento para 980 crianças de escolas públicas de Cuiabá e estamos muito satisfeitos ”, afirmou.

Enfim, para 2023, a expectativa é ampliar as ações para todo o estado. “Neste ano fizemos a pilotagem do projeto em Cuiabá. Foi importante para conhecer o funcionamento na prática. O calendário de 2023 está em fase de planejamento, mas a meta inicial é expandir para mais municípios”, destacou o gerente de Educação Formal do Senar-MT, Marcos Medeiros.