Com o Cuiabanco os micro e pequenos empreendedores de Cuiabá podem acessar crédito de forma fácil, com a possibilidade juros zero e com suporte técnico necessário
A prefeitura municipal de Cuiabá inaugura o Cuiabanco, o Complexo de Atendimento ao Empreendedor, composto por Sala do Empreendedor. Assim o espaço terá consultoria individual e capacitação, Sine Municipal, Unidade do Programa de Importação e Exportação de Cuiabá, além do banco propriamente dito.
O novo equipamento fica no centro histórico de Cuiabá – Rua Barão de Melgaço, nº 3.678, esquina com Campo Grande. Aliás, integra o programa Pra Frente Cuiabá e visa estimular o desenvolvimento do empreendedorismo. Além disso, é uma forma de dar vida e movimentar a região central da cidade, preservando o patrimônio e ao mesmo tempo gerando emprego e renda
A empreendedora Nayara Freitas, 35, foi primeira a receber um empréstimo do Cuiabanco. Ela é proprietária da loja de roupas infantis Xodozinho, localizada no calçadão da Galdino Pimentel, no centro da Capital. Disse que ficou descapitalizada em função da pandemia da covid-19 e sem condições de investir em novas mercadorias, especialmente em novidades. “Comércio de moda tem que estar sempre antenado com o que está acontecendo e é preciso renovar o estoque com frequência”, disse feliz com a oportunidade.
O prefeito Emanuel Pinheiro definiu o Cuiabanco como banco do povo e destacou o fato de oferecer crédito inclusive para quem está com o nome no Serasa, o que as instituições financeiras tradicionais não fazem. Ele lembrou que muitas pessoas que estão negativadas precisam apenas de uma oportunidade. “Sou o prefeito de todos os cuiabanos, mas meu foco é atender os que mais precisam, é promover a inclusão social, reduzir as desigualdades e acabar com a miséria”.
Projeto de crédito de forma fácil
O complexo tem coordenação da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), do secretário Franciso Vuolo . Assim enfatiza que serão atendidos empreendedores urbanos e também da área rural e que R$ 25 milhões estão disponíveis para iniciar as operações. “Tão importante como ter acesso ao crédito sem barreiras, é receber capacitação e consultoria individual para gerir bem os recursos e progredir”. Citou ainda a criação do aplicativo APE (Assistente Personalizado ao Empreendedor) para que a pessoa possa acompanhar toda a movimentação financeira.
O projeto conta com o apoio de diversos parceiros, entre eles o Sebrae MT , o Senac, a Fecomércio-MT e os Correios do Estado. A analista do Sebrae MT, Lucimeire Dias Taques de Andrade participou do evento representando a diretora superintendente Lélia Brun. Lucimeire destaca a importância da iniciativa para estimular o empreendedorismo e apoiar os pequenos negócios, razão de ser do Sebrae.
De acordo como o economista Fábio Apolinário, analista do Sebrae MT, “o Sebrae fez a consultoria para a implantação da lei. As instituições credenciadas operam microcrédito com valores de até R$ 5 mil por operação com juro zero quando o tomador pagar em dia. E até 25 mil com utilização de fundo garantidor e todos os tomadores receberão suporte técnico e consultoria.”
Homenagem
O ex-diretor superintendente do Sebrae MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, foi homenageado pela prefeitura Municipal de Cuiabá pela parceria na criação do Cuiabanco e da implantação da Sala do Empreendedor no novo complexo.