Você está visualizando atualmente CURSO DE VERÃO DA USP: Quarta edição está com inscrições gratuitas abertas
Curso de Verão da USP é oferecido no campus de Ribeirão Preto

CURSO DE VERÃO DA USP: Quarta edição está com inscrições gratuitas abertas

Inscrição sem custos para o Curso de Verão da USP pode ser feita online

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), assim como o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), ambas da USP, promovem a quarta edição do Curso de Verão, que está com as inscrições abertas até o dia 28 de janeiro.

Serão 400 vagas destinadas a alunos dos últimos anos de cursos de graduação em saúde de instituições de ensino públicas ou particulares. Bem como para profissionais recém-formados das diferentes áreas da saúde.

O curso tem como objetivo divulgar temas sobre saúde e sua articulação com as áreas de enfermagem psiquiátrica e psicologia, para membros da comunidade interessados em conhecer diferentes assuntos que estão sob investigação científica.

A coordenação é da então professora Clarissa Mendonça Corradi-Webster, da FFCLRP. A vice-coordenação é do professor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da EERP, Fabio Scorsolini Comin.

Palestras compõem o Curso de Verão da USP

Nesta edição, a programação terá composição de palestras ministradas por pós-graduandos sobre temas estudados nos Programas de Pós-Graduação da Enfermagem Psiquiátrica e da Psicologia, que vão acontecer remotamente nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro.

No dia 14, haverão então as seguintes palestras: Criança e adolescente em situação de vulnerabilidade: maus-tratos e delinquência juvenil; O método da cartografia na pesquisa em Psicologia e Educação; Saúde e Educação: contribuições da abordagem histórico cultural; Competências socioemocionais e de carreira; e Tecnoestresse no trabalho.

Posteriormente, vão acontecer no dia 15 as palestras: As necessidades psicossociais e sua singularidade; Produção de subjetividade na contemporaneidade; Psicologia Decolonial: repensando contextos islâmicos e árabes; Construcionismo social: pesquisa e prática; Vulnerabilidade social, saúde mental e determinantes sociais da saúde; e por fim, Transtornos alimentares.

Ao passo que no dia 16, as palestras serão: Sobre a morte e o morrer; Estado, política e saúde: possibilidades de pesquisa a partir das Ciências Sociais em Saúde; Inclusão da família no planejamento da assistência em enfermagem; O papel da família no contexto de comportamento suicida entre adolescentes; e por fim, Perspectivas atuais do cuidado a saúde mental dos profissionais de saúde.

Para a aprovação, os alunos precisarão possuir no mínimo 75% de frequência, o que corresponde, portanto, a uma carga horária mínima de 16 horas e 30 minutos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.  Para mais informações: cursoverao@usp.br

Fonte: Jornal da USP