Você está visualizando atualmente Curso promove adaptação de Agenda 2030 da ONU para realidade de Cuiabá
Em mais uma etapa do Plano Municipal de Capacitação a Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Gestão, realizou o curso Agenda 2030

Curso promove adaptação de Agenda 2030 da ONU para realidade de Cuiabá

Em mais uma etapa do Plano Municipal de Capacitação a Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Gestão, realiza curso Agenda 2030

O curso promovido “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: Desafios para implementação”, foi ministrado pela professora Patrícia Miranda Menezes, cofundadora da Rede ODS Brasil.

O objetivo do curso é conscientizar os servidores sobre a importância da inclusão de protocolos internacionais, principalmente a Agenda 2030 da ONU, na realização do planejamento do município. A Agenda 2030 abrange 17 objetivos que estimulam a realização de medidas voltadas ao crescimento global sustentável.

Para a facilitadora do curso, Patrícia Miranda Menezes, a iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro é extremamente importante para fortalecer a conscientização dos servidores da importância de seguir protocolos internacionais no planejamento.

“É importante que as prefeituras incorporem esses acordos nos seus planejamentos porque os problemas globais sentidos nos municípios. Comentamos sobre o Acordo de Paris, quando se fala em mudança do clima quem vai promover essas adaptações são as cidades”, afirmou Patrícia Menezes.

Segundo Patrícia, os servidores da prefeitura de Cuiabá já possuem um interesse e engajamento quando o assunto é Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A indicação para a realização do curso partiu de Silvina Maria dos Anjos, servidora da Secretaria de Planejamento. O curso inclui algumas dessas metas no planejamento das ações que executadas em 2024. “Cuiabá fez um alinhamento do Planejamento Estratégico e do PPA aliado à Agenda 2030, mas precisamos avançar nas secretarias”, afirmou Silvina.

“As secretarias precisam dimensionar os seus desafios e diagnosticar o que é preciso melhorar em relação a essa agenda internacional. E, com isso, fazer esse alinhamento”, completou Silvina.

A servidora da secretaria da Mulher, Helena Bucair Baleroni, acredita que o curso abre um horizonte de visibilidade de possibilidades de se fazer mais a área de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade no município.