Cyber Monday Data foi criada em 2005, e tinha o objetivo de incentivar as vendas no comércio eletrônico, já que a Black Friday tinha um foco maior em lojas físicas
O mês de novembro ganhou mais importância para o calendário comercial das empresas. Isso porque, além da Black Friday, que aconteceu na sexta-feira (25), o consumidor também tem a chance de aproveitar a Cyber Monday, que acontece nesta segunda-feira (28).
Portanto a “segunda-feira cibernética”, na tradução do inglês, é um evento de descontos online, que ocorre na segunda-feira seguinte à Black Friday. As empresas usam a data para realizar uma queima de estoque da mercadoria que não foi comercializada.
Apesar de não ter a mesma popularidade que a Black Friday no país, os números mostram um crescimento do interesse das marcas e consumidores na data. De acordo com uma pesquisa realizada pela Neotrust, em parceria com a Compre&Confie, o faturamento com as vendas da Cyber Monday no país em 2021 foi de R$ 827,4 milhões, 17,7% superior se comparado ao de 2020.
Da onde surgiu a Cyber Monday?
Com origem nos Estados Unidos, a Cyber Monday é uma espécie de extensão da Black Friday. A data é aproveitada pelas marcas que estão buscando maior conversão no evento, sobretudo por meio dos canais digitais.
Criada em 2005, tinha o objetivo de incentivar as vendas no comércio eletrônico, já que a Black Friday tinha um foco maior em lojas físicas. Hoje, com a Black Friday acontecendo também nos canais digitais, a data também serve como uma espécie de queima de estoque de produtos que não comercializados. Desse modo, oferece descontos atraentes ao consumidor.
Qual a diferença entre Cyber Monday e Black Friday?
Apesar de as duas datas oferecem descontos e promoções aos consumidores, além do dia em que acontecem, a principal diferença entre a Black Friday e Cyber Monday é o canal de vendas.
Enquanto a primeira nasceu com suas ações promocionais e ofertas voltadas às lojas físicas, a Cyber Monday tem o objetivo de oferecer esses preços mais baixos no comércio eletrônico. Nos últimos anos essa lógica se alterou, conforme o e-commerce foi ganhando maior relevância entre o público, especialmente em datas como a Black Friday.
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), projeta que em 2022, a Black Friday deve movimentar R$ 6,5 bilhões em vendas no comércio eletrônico brasileiro.
É melhor fazer compras na Black Friday ou Cyber Monday?
Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma online Promobiti Black Friday, costuma ter um maior nível de ofertas, mesmo considerando apenas dados de loja online. No total, detectaram 2.729 ofertas na Black Friday, contra 1.041 ofertas na Cyber Monday.
O levantamento, que analisou dados de e-commerce durante os dias de promoção em 2021, mostra que quase todas as categorias de produtos tiveram mais ofertas no dia da Black Friday quando comparado à Black Monday. A exceção foi na categoria de câmeras, filmadores e drones, que tiveram ofertas similares em ambas as datas.
As categorias analisadas foram aplicativos e software; bebidas; bebês e crianças; brinquedos e hobbies; cama, mesa e banho; casa e construção. Além de câmeras, filmadoras e drones, eletrodomésticos, eletroportáteis, eletrônicos, áudio e video, esporte e lazer, ferramentas e jardim, filmes, música e seriados e games. Assim como informática, livros, e-books e e-readers, mochilas e malas, moda e calçados masculinos, móveis e decoração, papelaria e material de escritório, perfumes e beleza, peças e acessórios para automóveis, relógios e joias, saúde e higiene, smartphone, tablets e telefones, supermercados e delivery,; suplementos e fitness e utilidades domésticas.
Veja os produtos mais procurados
O site Cyber Monday Brasil mapeou em 2021, os itens que mais têm procura pelos consumidores no ambiente digital. Em seguida, veja a lista:
- Notebooks
- Smartphones
- Games
- Gadgets
- Aspirador de pó portátil
- Smart TVs
- Assistentes virtuais
- Kindle (leitor digital)