O truque e a criatividade são fundamentais para que a decoração de um apartamento pequeno fique simplesmente incrível! De imediato, três dicas: escolher bem os móveis, usar tons claros na decoração e abusar dos espelhos. Ah os espelhos! Eles oferecem a sensação de amplitude, além de deixar o ambiente muito mais charmoso e moderno.
Móveis grandes ou pequenos, eis a questão
Cada lar e morador tem suas especificidades, mas de maneira geral, podemos dizer: simplifique, poucas peças maiores é melhor do que muitas peças pequenas. Um quadro maior vai ser melhor do que muitos quadros pequenos.
Em questão de sofá, é melhor no máximo um sofá de 3 lugares e poltrona, ou puff. Em uma sala muito pequena, um sofá de dois e de três lugares, vai atrapalhar mais na hora de receber os seus convidados, do que acomoda-los. Quando se trata de sofás e cadeiras, outro truque é os sofás e cadeiras com pés aparentes, dão mais sensação de espaço.
De valor aos móveis suspensos, eles ajudam na circulação. Outras aliadas são as peças dobráveis ou empilháveis.
Mobiliário multifuncional
Quando se trata de espaço pequeno nada como móvel que tem mais de uma função.
Como o espaço de baixo da cama, que pode virar sapateira, o banquinho que é revisteiro, sofás camas, mesas de centro que tem espaço para organização.
Móveis que possam mudar de lugar com facilidade também são ótimos. Como um criado mudo que pode ser puff, ou o banquinho de cozinha que vai para sala quando precisa acomodar mais visitas.
Divisões – Em apartamentos pequenos, não tenha medo de diversificar funções no mesmo ambiente.
Você pode agregar a sua sala de estar e jantar. Ou ainda em apartamentos ainda menores, sua cozinha com a sala. Essa união, é garantia de mais visibilidade, ou seja, maior sensação de espaço. Uma boa ideia é optar por cozinha americana.
Caso sejam necessárias divisões, você pode optar por uma meia parede, um fechamento de vidro transparente, estantes abertas entre dois ambientes, ou elementos vazados. Use a criatividade, o ambiente novo ficará bem mais bonito!
Dica preciosa – Limite a quantidade de objetos de decoração
A especialista em organização, Marie Kondo, é uma mulher japonesa de 30 anos que já vendeu mais de dois milhões de exemplares do seu livro “A Mágica da Arrumação”. No livro, Marie dá uma dica preciosa: evite o acúmulo de objetos e limite a quantidade deles no seu apartamento.
Tons claros e móveis pequenos e funcionais, dão funcionalidade e sensação de amplitude.
Texto: Eliane Maria Barbosa Lopes – Jornalista MTb 18.687SP/Editora