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Fit cultural se refere ao grau de compatibilidade entre valores e crenças de um funcionário e os valores que determinam a cultura da empresa

Demissão viraliza no TikTok por falta de fit cultural. Afinal, o que isso significa?

Puxada pela geração Z, a #quittok tem quase 80 milhões de visualizações TikTok e gera discussões sobre um novo tipo de relação com o trabalho

Seguindo a tendência dos profissionais da geração Z de gravar e postar no TikTok o momento em que estão sendo demitidos, viralizou na última semana um vídeo da demissão da brasileira Alana Martins, de 23 anos. Segundo os líderes e pessoal dos Recursos Humanos, Alana não tinha “fit cultural” com a empresa.

Depois de publicar o vídeo, que soma 5,8 milhões de visualizações, até o momento, em uma conta recém-criada por ela, Alana usou o perfil para explicar o motivo da demissão. Ela trabalhava como UX designer em uma empresa no Paraná.

De acordo com a profissional, a companhia decidiu encerrar o contrato depois que ela se negou a disponibilizar gratuitamente, para todos os funcionários da empresa, conteúdos educacionais produzidos por ela. Os vídeos fazem parte de uma série de aulas que ela ministrou, a pedido da companhia, para capacitar futuros funcionários.

Em outro vídeo no seu TikTok, é possível ouvir alguém da gestão questionando a performance da funcionária, e também a falta de conexão com a cultura organizacional, por não permitir o compartilhamento dos conteúdos.

O que é fit cultural

Nos comentários, os usuários questionam o que é fit cultural. “O termo se refere ao grau de compatibilidade entre os valores e crenças de um funcionário e os valores, crenças e comportamentos que determinam a cultura da empresa”, diz Janine Goulart, sócia da KPMG e líder da área de pessoas.

Ok, mas o que é exatamente a cultura de uma organização? É esse “jeitão” de uma organização, como definiu Caio Barroso em um vídeo em seu perfil do Instagram, em que fala de questões da vida corporativa com humor, o Lá na Firma. Basicamente, são as práticas que prevalecem na empresa, o conjunto de atitudes, maneiras de fazer cada coisa. A cultura geralmente está ligada aos valores dos fundadores e, conforme a empresa cresce, são passada para os funcionários e reafirmadas pelas lideranças. Ela define as regras não ditas e também as diretrizes daquele espaço. Ou seja,: o que se espera dos funcionários, o que todo mundo faz ou não deve fazer de jeito nenhum.

Em geral, a cultura é ditada pelos líderes, mas todos os funcionários também têm um papel importante na manutenção dos valores e das relações.

No entanto, para a designer que viralizou no TikTok, o argumento da falta de fit cultural não fez sentido.

A conexão cultural é importante para a boa convivência e também para os negócios e pode, sim, ser motivo de demissão, segundo Goulart.

Martins também demonstrou estar com um misto de emoções depois da demissão. “Sem chão, mas muito feliz”, diz ela. Ela teria se aberto para os gestores sobre problemas de saúde mental que estava vivendo. “Eles culparam a geração Z”, disse ela, que também questiona como essa exposição pode prejudicar sua carreira. “Quem vai querer me contratar agora?”

Gen Z, trabalho e TikTok

Vídeos como o dela bombam na plataforma. A #quittok tem quase 80 milhões de visualizações. Muitas das novas tendências profissionais recentes também saíram do TikTok, como quiet quitting, rage applying.

Martins também compartilhou o caso no LinkedIn, explicando como funciona a geração Z, da qual faz parte. “É ansiosa, é internet, é frágil, mas também somos muito rápidos, muito compreensivos e parceiros.”

E também pediu que as lideranças tenham paciência com os profissionais que acabam de entrar no mercado. “Por favor gestores, aprendam a gerir essa nova geração. Peço com carinho que nos ensinem a trabalhar, ainda somos jovens, não sabemos”.