Eduardo Botelho liderou em duas modalidades de resposta: a espontânea e a estimulada
Uma pesquisa realizada pela MT Dados trouxe à tona cenários eleitorais o atual presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Eduardo Botelho (União), como favorito nas eleições para prefeito de Cuiabá.
O estudo abrangeu 136 bairros e dois distritos da capital, entrevistando 1037 pessoas ao longo dos dias 5 a 9 de outubro.
Eduardo Botelho liderou em duas modalidades de resposta: a espontânea e a estimulada. Na categoria espontânea, o deputado conquistou 24% das intenções de voto, enquanto na estimulada, esse número cresceu para 32%. Esses números evidenciam a sólida posição de Botelho como favorito nas eleições.
Mas o deputado federal Abíllio Brunini (PL), outro possível candidato na corrida, alcançou o segundo lugar, com 11% na categoria espontânea e 18% na estimulada. O petista Ludio Cabral ficou em terceiro lugar, registrando 9% nas respostas espontâneas e 15% nas estimuladas.
Já o chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Fabio Garcia (União), pupilo do governador Mauro Mendes, obteve apenas 3% nas intenções de voto. Isso na categoria estimulada e 6% na espontânea. Esses resultados podem sinalizar um desafio à candidatura governista nas eleições municipais.
Conforme a pesquisa, Botelho é claramente o candidato preferido dos cuiabanos, especialmente em bairros tradicionais de Cuiabá. Esse fato ressalta a conexão que o deputado estabeleceu com a população local. E pode ser um indicativo de sua capacidade de liderança e identificação com as demandas da cidade.
O deputado Botelho continua na dianteira e cresce independentemente de apoio de outras lideranças ou partido político, já que não conta com o apoio do governador Mauro Mendes nem do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e não se encaixa na polarização entre os petistas e bolsonaristas.
A pesquisa aponta que o favoritismo de Botelho tem mérito de seu trabalho à frente do Legislativo, sua coerência no tratamento de assuntos polêmicos e sua articulação com seus pares, dando voz e vez a todos.