Você está visualizando atualmente DESCOBRIMENTO DO BRASIL: Conheça três filmes sobre nossa história
O dia 22 de abril celebramos o aniversário de descobrimento do Brasil e representa um marco nas missões de colonização de Portugal e Espanha

DESCOBRIMENTO DO BRASIL: Conheça três filmes sobre nossa história

No dia 22 de abril celebramos o aniversário do Brasil e representa um marco nas missões de colonização de Portugal e Espanha 

O dia 22 de abril é marcado no Brasil como o dia em que os portugueses chegaram ao nosso território pela primeira vez. Assim, as caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral chegaram ao Brasil há 524 anos, marcando o início da colonização portuguesa na região. Este dia celebrado como o aniversário do descobrimento do Brasil, representa um marco nas missões de colonização de Portugal e Espanha no final do século 15 e início do século XVI. Confira três filmes que relembram essa data tão importante para a história. 

Caramuru: A Invenção do Brasil (2001) 

O filme dirigido por Guel Arraes mistura fatos históricos com ficção para contar a história de Diogo Álvares. Ou seja, um náufrago português que chega ao Brasil antes da chegada de Pedro Álvares Cabral. Dessa forma, o filme oferece uma visão humorística e irreverente dos eventos que cercaram o descobrimento do Brasil. Assim, explora temas como o choque cultural e as relações interculturais da época. 

1492: A Conquista do Paraíso (1992) 

Este é um filme dirigido por Ridley Scott, cujo lançamento ocorreu em 1992. O filme narra a jornada épica de Cristóvão Colombo, interpretado por Gérard Depardieu, em sua busca por uma rota marítima para as Índias, que eventualmente resulta na descoberta da América. A trama segue Colombo desde suas tentativas iniciais de obter apoio financeiro para sua expedição até seu encontro com os povos indígenas das Américas. 

Desmundo (2003) 

“Desmundo” é um filme brasileiro dirigido por Alain Fresnot e lançado em 2003. Baseado no romance de Ana Miranda, o filme se passa colonial do século XVI e narra a história de Oribela. Isto é, uma órfã portuguesa enviada para o Brasil como parte de um lote de noivas destinadas a colonos portugueses.