Repleto de belezas naturais, o que não faltam são destinos com águas cristalinas no Mato Grosso
O Mato Grosso é privilegiado por uma natureza exuberante, que se revela, principalmente, nas águas que cortam seu território. Por isso, o estado está entre os melhores roteiros de ecoturismo no Brasil, sobretudo quando falamos em rios, cachoeiras e lagoas. E, para te convencer a viajar para lá agora mesmo, preparamos uma lista de destinos com águas cristalinas para visitar no Mato Grosso.
Único estado composto por três biomas; Pantanal, Cerrado e Amazônia, o Mato Grosso abriga, ao mesmo tempo, três importantes bacias hidrográficas; Amazônica, Platina e Tocantins, e assim é um dos lugares com maior volume de água doce do mundo.
Campo Novo do Parecis
Campo Novo do Parecis, apesar de pouco conhecido, é um dos destinos com águas cristalinas para visitar no Mato Grosso. O município é cortado por sete rios; Ponte de Pedra, Membeca, Verde, Sacre, Papagaio, Sucuruína e Cravarí; e é repleto de cachoeiras e poços de águas transparentes, excelentes para banhos refrescantes.
Localizado a 391 km de Cuiabá, Campo Novo do Parecis é muito procurado por mergulhadores, que praticam em suas águas cristalinas mergulho autônomo e apneia; técnica em que se mergulha sem cilindro de oxigênio. Além disso, as corredeiras que se formam em alguns trechos dos rios são perfeitas para a prática de canoagem e rafting.
Nobres
Aos poucos, Nobres vem ganhando destaque entre os roteiros que privilegiam o ecoturismo. E não é para menos. A pequena cidade do interior de Mato Grosso tem atrações que não deixam a desejar, em nada, para a famosa e conhecida Bonito, no Mato Grosso do Sul. Grutas, cachoeiras, rios e lagoas de águas extremamente cristalinas convidam os turistas a aproveitarem o contato extremo com a natureza em cenários de tirar o fôlego.
Lá o sinal de celular é escasso e as instalações são simples, o que torna esse destino, ainda mais interessante para quem quer se desligar do mundo e das agitações da vida moderna.
Primavera do Leste
Localizada no sudoeste de Mato Grosso, a cidade de Primavera do Leste é outro destino com águas cristalinas para visitar no estado. Seu principal atrativo é a Lagoa da Lua, mais conhecida como Lagoa Azul, que atrai mergulhadores de toda parte.
Com cerca de 10 metros de profundidade, a lagoa tem águas extremamente transparentes, fundo de areias brancas, grutas submersas, formações rochosas, raízes, caules, algas e, além disso, uma vegetação abundante. Um cenário aquático impressionante; sobretudo de fácil exploração também por quem não tem prática no mergulho. Há instrutores no local que então ajudam os turistas a mergulharem com segurança.
Cáceres
Conhecida como o point da pesca esportiva no Mato Grosso; a cidade de Cáceres também é um ótimo destino para quem curte o ecoturismo. Banhada por vários rios, a cidade tem diversas cachoeiras, lagos e grutas para explorar.
Entre os destaques de Cáceres está a Dolina Água Milagrosa. Localizada em uma fazenda particular, a incrível lagoa de águas, ora azul turquesa, ora verde esmeralda é belíssima.
Chapada dos Guimarães
Entre os lugares mais conhecidos do ecoturismo no Brasil, a Chapada dos Guimarães também é um destino com águas cristalinas para visitar no Mato Grosso. Repleta de rios, lagoas e cachoeiras, essa região do cerrado é privilegiada por águas transparentes e, sobretudo de temperatura agradável.
Um dos destaques de lá é a Lagoa Azul. Localizada dentro da Gruta Aroe Jari, a lagoa de águas cristalinas é iluminada por feixes de luz solar que a tornam extremamente azul.