No momento, você está visualizando Destinos de viagem baseados em séries
Por meio de séries e filmes, nós conseguimos conhecer um pouco mais dos destinos de viagem e culturas diferentes e até mundos fantásticos

Destinos de viagem baseados em séries

Destinos de viagem: É hora de colocar o pé na estrada e conhecer as inspirações e os sets das produções mais bombadas das séries

Por meio de séries e filmes, nós conseguimos conhecer um pouco mais dos destinos de viagem e culturas diferentes e até mundos fantásticos. Mas é claro que nada substitui a experiência de ter um contato pessoal com esses destinos que ajudam a contar tantas histórias na ficção, né?

Por isso, o Hurb, empresa de tecnologia com a maior plataforma de viagens online no Brasil, nos ajudou a fazer esta seleção com os locais onde se passam algumas das séries mais populares do momento. Além disso, você ainda confere dicas de programas imperdíveis em cada um dos destinos. Partiu?

1. Austin, no Texas, com The Last of Us

Aclamada pelo público e pela crítica, a série de aventura baseada na franquia de videogames homônima teve a melhor estreia na América Latina na HBO. Em um cenário onde a humanidade foi extinta por um fungo, a trama acompanha a saga da jovem Ellie e de Joel.

Grande parte das filmagens foram realizadas no interior do Canadá, na província de Alberta, mas, no game, Austin, no Texas, era a cidade em que Joel, Tommy e Sarah moravam antes da infestação global de Cordyceps.

A cidade é conhecida por ser um destino de música eclética e recebe anualmente dois festivais mundialmente famosos: o Austin City Limits e o South by Southwest, que também traz destaques das indústrias audiovisual e de tecnologia.

2. Romênia com Wandinha

Na série da Netflix, portanto, acompanhamos a mudança de colégio da filha mais velha da Família Addams. Depois de não se adequar às escolas humanas comuns, seus pais a transferem para uma instituição voltada para jovens com poderes sobrenaturais.

Contudo, a principal cenário do seriado, a escola Nevermore fica na fictícia cidade de Jericho. Na realidade, trata-se do Castelo Cantacuzino, na Romênia. Construído no século XX na pequena cidade de Busteni, a 140km da capital Bucareste, o espaço faz parte de um campo de caça aberto para visitação do público.

Já as cenas que se passam no interior da escola assustadora não podem ser vistas ali, já que gravadas na Casa Niculescu-Dorobantu e na Casa Monteoru, na capital romena. As cenas na estufa, por sua vez, foram gravadas no Jardim Botânico local.

Essa não é a primeira vez que os castelos romenos aparecem na ficção. Acredita-se que o castelo do Drácula, de Bram Stoker, seja na verdade o Castelo de Bran, graças às semelhanças entre a arquitetura de ambos. Todavia, a aparente inspiração do autor na figura de Vlad Tepes, um cruel conde do país, ajudou a apoiar essa teoria.

Um ponto para entrar em contato com a tradicional cultura camponesa romena no espírito da série sombria é o cemitério Merry Cemetery de Săpânța. Com túmulos enfeitados por ladrilhos coloridos, versos e ilustrações das pessoas ali sepultadas, o espaço homenageia à vida dos que já se foram. Indica-se agendar uma excursão guiada.

3. Havaí e Sicília com The White Lotus

Na comédia dramática, o público conhece o resort White Lotus e uma turma de hóspedes ricos que escolheu o local para suas férias. A partir da morte de um deles, o espectador convidado a acompanhar o desenrolar dos eventos e das relações. Por sua primeira temporada, a sátira social recebeu 10 prêmios Emmy no ano passado.

Mas ao envolver a rede de resorts, a série é capaz de levar seu público para belos destinos de veraneio. No arquipélago do Havaí (EUA), onde se passa a temporada de estreia, programas praianos como passeios de barco no oceano Pacífico e mergulho com tartarugas marinhas são os mais buscados. Há ainda diversas experiências voltadas para a cultura polinésia, originária das ilhas, que incluem apresentações com danças e comidas típicas. Na Ilha de Maui, pode-se conhecer de perto o vulcão adormecido Haleakalā, de onde se vê o nascer do sol a mais de 3000 metros de altura.

Mas na segunda temporada, The White Lotus transporta o público para a maior ilha do Mar Mediterrâneo: Sicília, na Itália. Assim como o Havaí, esse destino também guarda um vulcão (dessa vez ativo). Ainda assim, dentro do protocolo de segurança, a montanha, vista no horizonte da parte oriental da ilha, recebe visitas guiadas.

4. França com Emily in Paris

Com as três temporadas bem sucedidas da série, o público já apresentado a três destinos franceses diferentes: Provença, Saint Tropez e Paris. A capital da moda foi a cidade mais visitada no mundo em 2022, manteve sua popularidade histórica, e garante a felicidade de qualquer turista com sua variedade de programas.

Há museus, parques de diversões como a Disneyland, roteiros gastronômicos com degustação de pratos e vinhos, centros de compras de luxo e brechós, vida noturna agitada, tour por catacumbas e cemitérios e muito mais.

Mas a costa francesa, Saint Tropez, ganhou fama por ser o destino internacional preferido da alta sociedade na década de 1960. A pequena cidade tem o charme de um destino litorâneo, com antigos prédios coloridos, ruas estreitas e iates de luxo no mar.

Além disso, duas praias chamam atenção do público: para passar o dia, Nikki Beach reúne as celebridades europeias. Para a noite, Pampelonne é onde estão as casas noturnas. Todavia o porto, de onde partem barcos para passeio durante todo o dia, concentra restaurantes, cafés e lojas de artesanato.