Comércio está se preparando para o Dia das Mães, a segunda melhor data em termos de faturamento do ano
Com o setor em pleno otimismo, as apostas são de um crescimento de mais de 7% nas vendas, na comparação Dia das Mães do ano passado. Quase 90% dos consumidores têm a intenção de presentar nessa data.
A CDL Cuiabá, por meio de seu Núcleo de Inteligência de Mercado, realizou uma pesquisa entre os dias 29 de março e 03 de abril, com 250 potenciais clientes que costumam comprar nos principais eixos comerciais da cidade, incluindo a região Central, norte, sul, leste e oeste.
Conforme o superintendente da CDL Cuiabá, e responsável pelo Núcleo de Inteligência, Fábio Granja, quando se compara as informações obtidas na pesquisa deste ano com o ano anterior, a estimativa de crescimento é de 7,2% em 2023.
Constata-se que 89,6% das pessoas entrevistadas irão presentear no Dia das Mães e que o fator que mais influencia a decisão de compra, com 71%, é o desejo da mãe. Esses dados reforçam a relevância afetiva e comercial da data para o varejo brasileiro, especialmente para o comércio da região de Cuiabá.
O Dia das Mães é um período que favorece várias atividades empresariais, pois a variedade de presentes é extensa. Por isso, destacamos parte dos mais citados na pesquisa. Ou seja, Cosméticos e beleza (31,3%), Vestuário e acessórios de moda (20,3%), Calçados (13,2%), Cestas de café da manhã, chocolates e outros (11,6%). Assim comoMóveis e Eletrodomésticos (5,2%), Almoço/jantar fora (restaurantes e afins) (4,8%), Joias/Relógios (4,5%).
A pesquisa
Neste ano, 28,2% dos entrevistados falaram que comprarão dois ou mais presentes e os principais locais de compras serão as lojas do centro da cidade (36,6%). Em seguida, shopping centers (22,8%), lojas próximas aos bairros onde moram (16,5%), vendedores avulsos – Porta a Porta -, conhecidos (7,5%) e internet (7,1%) e outros (9,5%).
Em relação aos gastos com presentes, os consumidores da Capital planejam gastar, em média, R$ 393,32 em diversos tipos de presentes. Sendo que a modalidade de pagamento à vista é a preferida, correspondendo a 66,8% das escolhas. Entre as formas de pagamento mais utilizadas, destacam-se o dinheiro, correspondente a 32,2%, seguido pelo cartão de débito, com 27,9% e pelo cartão de crédito, com 27,5%. Em menor proporção, aparecem o crediário, com 6,8%, o PIX, com 5,2%, e o boleto, com 0,4%.
Todavia, a pesquisa também mostrou que muitos consumidores ainda não começaram a pesquisar o presente para o Dia das Mães, sendo 84,8% nessa situação. No entanto, é importante destacar que ainda há tempo suficiente para planejar as compras e estratégias de venda. Uma vez que 86,3% desses consumidores pretendem realizar a pesquisa na semana ou na véspera da data.
Granja explica ainda, que neste ano, a instituição tem inovado na forma de repassar as informações para empresários assim como associados.