Você está visualizando atualmente 7 dicas úteis para comprar passagem aérea barata
É possível comprar passagem aérea barata com a ajuda de algumas ferramentas online, confira!

7 dicas úteis para comprar passagem aérea barata

Como economizar na hora de viajar

É possível comprar passagem aérea barata com a ajuda de algumas ferramentas online. Plataformas como Google Voos e Skyscanner permitem configurar alertas que avisam quando os preços do voo desejado estão mais baixos. Sites especializados em viagens, por sua vez, podem ser úteis para encontrar promoções não divulgadas nos canais oficiais das companhias aéreas. Além disso, práticas simples como navegar no modo anônimo ajudam a escapar de resultados enviesados e a garantir o bilhete pelo menor preço. Na lista a seguir, reunimos sete dicas úteis sobre onde e como comprar passagem aérea barata.

1. Tenha datas flexíveis

Aliás, ao planejar uma viagem na qual você deseja economizar o máximo possível, recomenda-se ter datas flexíveis. Isso porque o planejamento começa pela busca de passagens aéreas. E o preço dos voos pode mudar drasticamente de um dia para o outro. Alterando consideravelmente o custo total da viagem. Para garantir os melhores preços, uma dica é usar o Google Voos. Pois a ferramenta permite configurar alertas para saber a melhor data para alterar a passagem. E também dispõe de um calendário ilustrativo, no qual as datas mais baratas para voar estão sinalizadas em verde.

2. Use o modo anônimo para fazer pesquisas

Outra dica para economizar ao comprar passagens aéreas é usar o modo anônimo do navegador para pesquisar preços. Ao navegar usando o modo comum, os sites que você visita armazenam as suas informações e, assim, as usam para customizar os resultados. Em outras palavras, a página pode mostrar passagens aéreas que o algoritmo considera mais relevantes para o seu perfil, em vez das mais baratas.

Para evitar a personalização de resultados, abra uma guia anônima no navegador pressionando as teclas “Ctrl”, “Shift” e “N” simultaneamente. Também é possível assim, ativar o recurso clicando com o botão direito do mouse sobre a barra de endereços do browser, selecionando, desse modo, a opção “nova janela anônima”.

3. Compare preços em diferentes plataformas

Para viajar mais barato, é importante também comparar preços de passagens em diferentes plataformas de compra. O Google Voos, por exemplo, indica se o valor da passagem oferecida por determinado site está realmente mais barato. O serviço também permite configurar alertas de preço, pois possui a sessão “Gráfico de Preços”, na qual são exibidas as alterações dos valores no decorrer do tempo. Há também o recurso “Calendário”, onde o usuário consegue verificar em qual dia do mês há um bilhete mais barato.

Outra opção é o Skyscanner, buscador que indica linhas áreas e passagens mais acessíveis. Tudo com base no destino e nas datas da viagem, no entanto, na versão web e em aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS). Sendo assim, o serviço informa qual o mês mais barato para viajar e os valores de passagens em ordem crescente. Ele também permite procurar por hospedagem e aluguel de carros. Existe ainda o buscador Kayak, que ajuda o usuário a encontrar voos, hospedagens, atividades, aluguel de carro e pacotes com os melhores preços.

4. Siga companhias aéreas nas redes sociais

Outra opção interessante para quem busca obter descontos em passagens de avião é seguir as companhias aéreas nas redes sociais. Muitas empresas utilizam seus canais em plataformas como Twitter, Facebook e Instagram para divulgar ofertas especiais. Inclusive promoções de última hora, por isso, vale ficar atento aos perfis e ativar as notificações para ser informado sempre que a companhia aérea fizer um novo post.

5. Configure alertas de preço

Além disso tudo, é possível ser notificado caso o valor de uma passagem aérea baixe. Para isso, é preciso configurar alertas de preço em sites como o Kayak ou Google Voos. O ideal é que esse recurso seja utilizado quando o usuário já possui destino e datas definidos. No caso do Google Voos, basta fazer login com uma conta Google e habilitar a opção “monitorar preços”. É possível escolher entre alertas por voos em qualquer data ou em uma data específica.

No Kayak, o usuário deve informar o aeroporto de destino, as datas e o número de passageiros. Em seguida, clicar na opção “Criar um alerta de preço”, localizada no canto superior esquerdo da página. Após isso, é preciso informar um e-mail para receber os alertas e confirmar em “Salvar alerta de preço”.

6. Visite os sites das companhias aéreas

Outra dica útil para quem quer comprar passagens baratas é conferir o site das companhias aéreas com frequência. Isso porque muitas realizam vendas exclusivas para quem acessa suas páginas diariamente. Além disso, é comum que as marcas promovam ofertas todo semestre. Como é o caso da Megapromo Latam Airlines ou o Feirão da Gol Linhas Aéreas. A Azul não possui uma promoção de destaque, mas responde aos descontos das outras linhas aéreas.

7. Procure promoções em sites especializados

Plataformas como Max Milhas, 123 Milhas e Decolar.com podem ser de grande ajuda para quem procura passagem aérea barata. Isso porque elas fazem a ponte entre o viajante e as companhias aéreas. Selecionando, dessa forma, promoções de bilhetes. É possível encontrar também ofertas de hospedagens e pacotes de viagem, porém, é preciso ficar atento ao acessar as chamadas agências de viagem online. Muitas vezes esses serviços incluem uma taxa de serviço alta, encarecendo assim o valor do bilhete, que poderia ser adquirido por um preço menor diretamente com as companhias aéreas.