A série de curtas-metragens trará filmes com abordagens que envolvem situações cotidianas, relacionadas com a autoestima como da bailarina ser gorda
Bianca, uma personagem gorda que é bailarina e luta contra o próprio reflexo no espelho por ser gorda, é o mais recente lançamento da Disney que viralizou na última semana e ganhou o coração de pessoas em todo o mundo.
A série de filmes experimentais foi batizada de “Short Circuit” (curto-circuito, em português) e traz uma série de reflexões sobre o corpo. Eles foram produzidos em uma linguagem para crianças, mas a produtora já antecipou que as mensagens também serão válidas para adultos.
O anúncio foi feito em todas as redes sociais da Disney. O teaser de “Reflexo” também já está disponível. A direção do curta é de Hillary Bradfield, que já assina histórias da Disney Animation (“Frozen 2”, “Encanto”) desde 2017.
Transtorno dismórfico corporal
A temática central de ‘Reflexo’ discute o Transtorno dismórfico corporal, ou seja, um distúrbio mental que envolve um foco obsessivo em um defeito que a pessoa considera ter na própria aparência. O defeito pode ser pequeno ou imaginado, mas a pessoa pode passar horas por dia tentando corrigi-lo.
Sobretudo no teaser, vemos Bianca praticando balé no espelho, e a imagem espelhada dela mesma se desfazendo. Segundo a Disney, isso simboliza a forma “quebrada” com que a personagem gorda percebe negativamente o próprio corpo.
“Bianca luta contra seu próprio reflexo, superando a dúvida e o medo, canalizando sua força interior, graça e poder”, publicou a Disney.
Repercussão da bailarina gorda
Nas redes sociais, os internautas dividiram as opiniões sobre a produção da Disney e a personagem gorda da história. Enquanto alguns criticaram a produtora, diversos outros aproveitaram para publicar as próprias experiências e elogiar a produção.
Mas o TikTok, onde aconteceu o lançamento do teaser primeiro, alguns seguidores falaram sobre o que Reflect e Bianca significam para eles e é realmente incrível ver.
Uma postou: “Eu costumava dançar (não exclusivamente balé) e passei por sentimentos semelhantes, então estou animado para ver isso!!”.
Enquanto isso outro comentou: “ela se parece exatamente comigo quando eu tinha a idade dela! A mesma situação nas aulas de dança”.
Pessoas que também têm dismorfia corporal se manifestaram, provando como é importante ver a si mesmo e as experiências em filmes como este, para a recuperação e inclusão.
“Como alguém que lidou e ainda lida com isso, é muito reconfortante finalmente ver isso sendo retratado”, disse um usuário do TikTok. Outro postou: “Eu gostaria de ter visto isso quando era mais jovem! Mas as coisas tão felizes estão mudando!”
Reflect já está disponível para transmissão no Disney+.