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A audiência do TikTok tem incomodado o Facebook, causa do suposto "Duelo de Titãs"

DUELO DE TITÃS: Facebook teria tentado difamar o TikTok

Conflito das duas gigantes das redes sociais pode se chamar de um verdadeiro “Duelo de Titãs”

Duelo de Titãs, filme de 2000 com Denzel Washington e Ryan Gosling, não tem nada a ver com redes sociais. Mas o nome cabe bem aqui, devido ao conflito que se estabeleceu com duas das maiores empresas do ramo das mídias digitais.

A Meta, empresa proprietária do Facebook, foi acusada de ter pago uma respeitada empresa para difamar o TikTok em uma campanha nacional nos Estados Unidos. A consultoria Target Victory teria sido a escolhida para conduzir os trabalhos cujo foco seria prejudicar o concorrente dos vídeos curtos, segundo o jornal The Washington Post.

O trabalho envolveria a inserção de artigos de opinião e cartas enviadas a editores dos principais meios de comunicação norte-americanos com supostas histórias que colocavam em dúvida a reputação do TikTok. A ideia era atrair repórteres e políticos locais para pressionar o rival e desestabilizar a audiência crescente da rede social.

A matéria destaca alguns e-mails internos de diretores da empresa Targeted Victory. Um deles teria dito que seria necessário passar a mensagem de que; “Embora a Meta seja o saco de pancadas atual, o TikTok é a ameaça real, além disso, especialmente como um aplicativo de propriedade estrangeira que é o número 1 em compartilhamento dados dos jovens adolescentes”.

Essa é uma referência ao fato da ByteDance, criadora do TikTok, ser uma empresa chinesa, então um país rival dos EUA.

A consultoria teria assim recebido solicitação de contatar repórteres políticos para servirem como disseminadores de mensagens anti-TikTok. Isso é algo embasado com histórias feitas para a mídia local, nas quais pintam o concorrente de forma negativa.

Um caso mencionado seria um desafio promovido no TikTok para alunos agredirem fisicamente seus professores (Slap your Teacher, em inglês); o que, até então, não se tem notícia de ser real.