No momento, você está visualizando Emagrecer sem perder massa muscular exige cuidados
Nutrólogo indica quais cuidados nas atitudes podem te ajudar a preservar a massa muscular durante a queima de gordura

Emagrecer sem perder massa muscular exige cuidados

Nutrólogo indica quais cuidados na atitudes podem te ajudar a preservar a massa muscular durante a queima de gordura

Se você pretende emagrecer sem perder massa muscular, saiba dos cuidados. Esse é o caminho correto para conquistar um físico saudável e ter uma boa qualidade de vida. Infelizmente, essa não é uma tarefa tão simples assim. Afinal, para eliminar gordura corporal, é preciso entrar em déficit calórico, consumir menos calorias do que se gasta. Dessa maneira, a musculatura do organismo também pode sofrer danos.

Isso acontece porque, com o baixo consumo de calorias, seu organismo vai precisar acionar outras fontes de energia para se manter em pleno funcionamento. O que nós queremos é que ele use o estoque de gordura, no entanto, os músculos também podem ser consumidos. “A perda de peso induzida por dieta pode levar também a perda de massa magra, que pode aumentar o risco de sarcopenia (baixa da massa e função muscular)”, explica o médico nutrólogo, Dr. Guilherme Giorelli.

Para evitar que isso ocorra, com a ajuda do especialista elencamos quatro cuidados indispensáveis para conseguir emagrecer sem perder massa muscular. Confira:

Como emagrecer sem perder massa muscular

1 – Não aposte apenas na dieta

Um erro muito comum de quem quer emagrecer é achar que apenas a alimentação vai resolver o problema. De fato, comendo menos a tendência é que você consiga perder peso. No entanto, a prática de atividades físicas, além de acelerar o processo, também evita a perda de massa muscular e te deixa com um aspecto mais saudável. “Exercícios de resistência melhoram a força muscular e preservam a massa magra, mesmo em dietas hipocalóricas”, conta o Dr. Giorelli.

2 – Consulte um especialista em nutrição

Se você quer emagrecer sem perder massa muscular, talvez seja necessário incluir algum complemento na sua dieta. “Suplementos como vitamina D e BCAA, segundo estudos, podem trazer benefícios”, alerta o nutrólogo.

3 – Faça exames

Alguns exames, assim além de monitorar a saúde como um todo, podem identificar possíveis danos à massa muscular. Um deles, segundo o médico, é a bioimpedância.

4 – Foco nas proteínas

O tecido muscular é formado, entre outras coisas, por aminoácidos presentes nas proteínas. Por isso, certificar-se de que a ingestão desse macronutriente está em dia é fundamental para emagrecer sem perder massa muscular. “O aumento da ingestão de proteínas ajuda a preservar a massa muscular”, finaliza o Dr. Giorelli.