Você está visualizando atualmente Empaer MT leva linha de crédito aos pescadores para aquisição de barco e motor
Linha de crédito do Pronaf, leva orientação por meio da Empaer MT aos pescadores do estado para aquisição de barco e motor

Empaer MT leva linha de crédito aos pescadores para aquisição de barco e motor

Por meio do Pronaf Mais Alimento, a Empaer MT promoveu reunião orientando sobre linha de crédito aos pescadores para aquisição de barco e motor

Técnicos da Empaer MT promoveram uma reunião com pescadores da Colônia Z 24, em Vila Bela da Santíssima Trindade (a 521 km de Cuiabá), sendo assim, o objetivo é orientar sobre o acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf Mais Alimento, que fornece linha de crédito para aquisição de  barco, motor, freezer e caixa térmica.

Uma das pescadoras, Ilma Bolognani de Souza, com mais de 15 anos de experiência, explicou durante o encontro realizado na semana passada, que tenta pela segunda vez o acesso ao benefício. “Na primeira vez consegui comprar um freezer. Agora, junto com meu marido, vou tentar conseguir comprar um barco e um motor. Nós vivemos da pesca e não temos outra renda. Tudo que facilita nossa vida é muito bem-vindo”.

Pescadores têm acesso a linha de crédito

Ilma destaca, que mobilizou para a reunião 35 pescadores e muitos foram orientados sobre a importância da Declaração de Aptidão (DAP). Dessa forma, os pescadores podem ter acesso às linhas de crédito do Governo Federal. “Todos já sabiam da documentação necessária, mas é importante sempre reforçar a informação”.

Declarações de aptidão ao Pronaf

As técnicas da Empaer de Pontes e Lacerda, Rafaela Sanchez de Lima e Loana Longo, por exemplo, conseguiram emitir 16 declarações de aptidão do Pronaf.

“O objetivo é levar desenvolvimento para a colônia. Com o acesso ao crédito rural, o intuito é dar melhor condição de trabalho a eles, já que muitos ainda pescam de canoa. Com barcos e motor, os pescadores têm perspectiva de aumentar a quantidade de peixes pescados. Bem como melhorar a renda da família e a qualidade de vida da comunidade”, destaca Rafaela.

Fonte: Governo de MT