Sites de vagas de emprego não conseguem ter o mesmo apelo no Brasil do que anúncios em redes sociais
Os brasileiros são a população que mais confia em anúncios e ofertas de emprego publicados em redes sociais. Os dados são de um levantamento da consultoria Page Outsourcing. Ela aponta que 26,1% dos profissionais brasileiros acreditam em vagas veiculadas nas redes sociais. O top 3 é fechado por Argentina (25,3%) e Chile (20,7%).
Países como Colômbia e Peru, com 18,8% cada um, e México, com 11,9% também têm números significativos de profissionais que confiam em anúncios de emprego divulgados em redes sociais. Porém, o nível de confiança do brasileiro pode ser um demonstrativo de uma característica intrínseca ao nosso mercado de trabalho.
A pesquisa foi realizada entre abril e junho de 2022 e contou com a participação de 7.808 profissionais das principais economias da América Latina. A enquete abordou diversos temas relacionados às experiências de candidatos com ofertas de emprego e como eles ficaram sabendo das vagas às quais se candidataram.
“Vemos que o candidato brasileiro confia bastante nas relações pessoais para indicação e busca de referência sobre vagas”. É o que diz o diretor da Page Outsourcing, Ricardo Ribas. “Por outro lado, o forte uso de redes sociais e da preferência por candidaturas simplificadas deve ser um sinal de alerta para os frequentes golpes de emprego”, alerta o executivo.
A importância da busca por referências
De acordo com Ribas, é sempre importante buscar referências sobre as vagas que estão sendo anunciadas nos canais oficiais das empresas, para garantir que essa oportunidade é real e que as informações estão corretas. Os brasileiros, inclusive, estão entre os que menos utilizam o “trabalhe conosco” das empresas, atrás apenas dos chilenos.
Os canais mais usados pelos brasileiros para busca de emprego são as redes sociais, principalmente o LinkedIn, com 26,1%, seguidas de perto pelos sites de recrutamento e seleção, com 26%, e por indicações, o famoso networking, com 20%.
Ademais, entre os itens mais importantes em um anúncio de emprego para os brasileiros estão o local de trabalho. Algo primordial para 51,5%; e o cargo, que é o mais importante para 48,7%. No comparativo com outros países, os brasileiros são os que mais dão valor à facilidade do processo de candidatura.
Ou seja, para 19,2% dos brasileiros, a possibilidade de apenas clicar em um botão para iniciar o processo é algo que valorizam bastante.