No momento, você está visualizando ENEM 2023: 20 dúvidas frequentes sobre o exame – Parte 2
Confira algumas das principais dúvidas frequentes sobre o exame do Enem 2023: datas, o que levar, vagas para universidades e muito mais!

ENEM 2023: 20 dúvidas frequentes sobre o exame – Parte 2

Confira algumas das principais dúvidas frequentes sobre o exame Enem 2023

O Enem foi criado para avaliar a qualidade do Ensino Médio em todo o País, além de possibilitar a entrada de milhões de pessoas em universidades públicas e privadas do País ao longo dos anos, funcionando como um vestibular para diversas instituições de ensino superior.

E, como de costume, o exame também é tema de uma série de perguntas levantadas por usuários e candidatos que desejam fazer a prova. Confira as respostas de dúvidas frequentes sobre o Enem no artigo abaixo.

11 – O que pode levar no Enem?

O edital do Enem 2023 indica o uso obrigatório de caneta esferográfica transparente preta na folha de respostas. Além disso, é necessário apresentar um documento original de identidade na versão física e com foto recente ou a versão digital oficial do documento.

Há também listas de objetos permitidos de acordo com necessidades específicas de candidatos, como por exemplo, portadores de algum tipo de deficiência. O exame também permite que as pessoas levem comida e água em garrafas transparentes.

12 – O que não pode levar no Enem?

Segundo o edital do Enem, não é permitido levar:

  • Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, réguas ou corretivos;
  • Livros, manuais, impressos, anotações;
  • Óculos escuros;
  • Artigos de chapelaria, como: boné, chapéu, gorro ou similares.
  • Dispositivos eletrônicos, como: wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pendrive, mp3 e/ou similar, relógio, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

13 – Como saber o local de prova do Enem?

A divulgação dos locais é feita cerca de um mês antes da aplicação da prova, como você pode conferir no calendário, inserido acima. Confira as formas de consultar o local de prova:

  • Acesse a Página do Participante do Enem;
  • Clique em “Página do Participante – Acessar com Gov.Br”;
  • Faça o seu login com a sua conta do Gov.Br, o site de acesso único do governo federal;
  • Clique em “Local de prova”; e
  • Com isso, um personagem interativo da Página do Participante lhe enviará um botão escrito “Local de Prova”, clique nele e tenha acesso ao Cartão de Confirmação com os seus dados pessoais e o local em que você fará o Enem.

14 – O que é o Cartão de Confirmação?

O Cartão de Confirmação do Enem é uma espécie de documento, disponibilizado na Página do Participante, que contém todas as informações que o candidato precisa estar atento no dia da prova. Não é obrigatório portar o cartão no dia da prova, mas é indicado para apoio aos candidatos. Veja o que tem no documento:

  • Local de prova (endereço, número e sala);
  • Número de inscrição;
  • Datas e horários do exame;
  • Opção de língua estrangeira escolhida;
  • Caso tenha solicitado, o tipo de atendimento específico/especializado com recursos de habilidades aprovado;
  • Lembrando que não é obrigatório levar o Cartão de Confirmação nos dias de prova, mas é uma opção para aqueles que se sentem mais confiantes com as informações sobre a prova em mãos.

15 – O Enem vai valer para a seleção do Sisu, Prouni e Fies?

O Enem continua valendo para selecionar alunos para universidades públicas e privadas do Brasil e de algumas instituições de Portugal. O Sisu seleciona estudantes para instituições públicas, enquanto o Prouni e Fies selecionam para instituições particulares, com modelos diferentes de entrada.

16 – Após o resultado do Enem, o vestibulando pode mudar a opção de curso?

O candidato só poderá escolher o curso que deseja tentar uma vaga após o resultado do Enem, quando abrirem as inscrições para os programas citados acima (Sisu, Prouni e Fies).

17 – Existem questões regionais na prova do Enem?

Não há exames do Inep ou MEC que contemplem questões regionais. As provas, portanto, visam garantir igualdade de oportunidades e de participação entre candidatos de todos os cantos do Brasil. E os órgãos entendem que questões com temas regionalizados podem prejudicar estudantes de regiões distantes ou diversas.

18 – Quando sai o gabarito oficial e o resultado do Enem?

O gabarito oficial tem variações na divulgação de ano para ano. Sua divulgação costuma sair em três ou 10 dias úteis do segundo domingo, ou seja, a última prova.

19 – Posso fazer faculdade sem fazer o Enem?

Sim. Diversas instituições não utilizam o Enem como vestibular, realizando provas próprias ou em conjunto com outras instituições. Recomendamos que você consulte os cursos, universidades, bem como faculdades que estarão disponíveis no exame e programas que utilizam suas notas.

20 – Como estudar para o Enem?

Mas agora que o Enem 2023 já tem data marcada, é preciso começar os estudos o quanto antes. Afinal, por ser o maior vestibular do Brasil, a concorrência e a dificuldade do exame aumentam a cada ano.